sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

WWF - JOGO ECOLÓGICO

WWF intensifica campanha de eficiência energética com jogo on-line

por Paula Graciela 13/12/2007 09:00

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF em inglês) intensificou sua campanha a favor da eficiência energética ao lançar um jogo educativo on-line que ensina o consumidor técnicas para controlar o consumo de eletricidade nas residências.

O lançamento do jogo aconteceu durante a Convenção de Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) no dia oito de dezembro, em Bali, e fez parte das atividades do Dia Mundial de Ação contra as Mudanças Climáticas.

O jogo dá dicas de como utilizar melhor os aparelhos eletrônicos e os eletrodomésticos para economizar energia e reduzir o impacto que o setor elétrico causa ao meio ambiente.

Por conter animações gráficas bem trabalhadas e ser didático em todas as fases, o jogo estimula crianças e jovens a pensar sobre a importância do consumo consciente.

As dicas aparecem durante todo o jogo. Uma delas é a importância do se adquirir eletrodomésticos com selo Procel - o selo do governo federal que informa sobre o nível de consumo de eletricidade do produto.

O WWF já vem fazendo campanhas para aumentar a eficiência no consumo de energia elétrica por considerá-lo um item chave na conservação do meio ambiente. Segundo a ONG, programas de eficiência energética podem reduzir a necessidade de construir novas usinas geradoras de eletricidade porque diminui a demanda por eletricidade.

Estudos publicados pelo WWF apontam uma economia de em torno de 200MWh até 2020 se programas intensivos de eficiência energética forem implementados, reduzindo a necessidade de aumento da capacidade instalada de geração elétrica do país.

Assim será possível manter a matriz energética brasileira como uma das mais mais limpas do planeta, ou seja, com 75% da energia elétrica gerada em hidrelétricas.

Isso brecaria a tendência de construção de termelétricas movidas a gás e a derivados de petróleo que emitem mais CO2 e daria tempo para implementar tecnologias limpas como geradores eólicos, fotovoltálicos e solares.

O jogo encontra-se no sítio web www.wwf.org.br/jogocasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expor as suas idéias, pensamentos,críticas e sugestões, mas lembre-se que respeitar o próximo é fundamental para que possamos ter uma contribuição positiva na defesa do novo mundo. O espaço é democrático desde que não haja palavras ofensivas.
O editor