sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Venda Nova do Imigrante - "Capital" do Agro-Turismo

Estive visitando a negócio e a passeio as simpáticas e prósperas cidades de Venda Nova do Imigrante e Conceição do Castelo no Espírito Santo. Ao circular pelas ruas, comercio e praças das cidades o que realmente chama a atenção é o agro-negócio voltado ao turismo na região. O bacana disso tudo é que grande parte do comércio turístico é feito pelas próprias famílias da região, ou seja, são produções de artesanatos, compotas, queijos, licores, cachaças, biscoitos e o famoso socol que é um embutido muito famoso trazido pela colonia italiana,,,,e nessas cidades os descendentes são em grande parte da colonia italiana. As cidades são limpas, organizadas e brotam prosperidade. Tem de tudo um pouco, um comércio variado com sapatarias, moda feminina, informática, além de alguns profissionais liberais. Quem anda na cidade não sente falta de algo,,,é lógico que estar no Rio ou em São Paulo é um delírio de ter tudo na cabeça,,,,,mas lá não,,você pode ter tudo o que necessita de uma cidade com clima excelente, com qualidade de vida e praticamente dentro de uma grande região rural.
Voltando para o assunto agro-negócio, as famílias - a maioria descendente de italianos - mantém uma produção familiar e vendem os seus produtos em pequenos chalés sempre muito próximos ao local de moradia. O atendimento é 100%, muito atenciosas as moças e senhoras que vendem, além de alguns proprietários também. O sorriso é uma coisa natural e constante no rosto daquelas pessoas. É bom ser bem tratado.

A principal estrada a BR262 que faz ligação com Minas/Goiás é atormentante de tantos caminhões e carretas que circulam levando diversas mercadorias para o interior do Brasil. A quantidade de carretas transportando minério e automóveis é avassaladora....Êta Brasilzão!!!

Senti-me um "cara" do interior,,,,e falando baixinho,,,deu até vontade de viver naquelas terras!!! (não consigo entender o que o pessoal do interior vem fazer no Rio e S.Paulo..

Foto: Victor Hugo -- lá pertinho da Pedra Azul --

Digo e afirmo com certeza, se os prefeitos das cidades do interior buscarem o que tem cada cidade em particular, transformando essas diferenças em meio de sobrevivência, com certeza transformarão em qualidade de vida para os moradores.

Aproveitei também para conhecer a famosa Pedra Azul com um lagarto enorme esculpido pela natureza na pedra...FANTÁSTICO! fica localizada na cidade de Domingos Martins,,,pertinho de Venda Nova do Imigrante. O local é maravilhoso, um ar puro e uma vista explendida...Vale a pena visitar...
Fotos: Victor Hugo (acima a Pedra Azul -- e o lagarto em detalhe--)
Bem,,,para os que desejam conhecer um pouquinho,,,,umas fotos de belisquete....

abraços para todos os leitores.
por Victor Hugo