sábado, 19 de abril de 2008

CADÊ A PASSARELA DA AV. EWERTON XAVIER (AV.CENTRAL) EM ITAIPU???

Foto: Local isolado com tela para construção de passarela metálica no Rio João Mendes da Av. Ewerton Xavier (Antiga Av. Central) em Itaipu. A direita da foto dá pra ver que o pedestre é obrigado a circular pela "ciclovia".
Foto: Placa de obras "PREFEITURA REALIZA" para construção de passarela metálica no Rio João Mendes da Av. Ewerton Xavier (antiga Av. Central) em frente ao Supermercado Exclusivo.

Foto: Buraco em pleno logradouro há mais de um mês, próximo ao Supermercado MultiMarket.

Foto: Detalhe do buraco, cheio de lixo e com água empoçada (podendo trazer focos do mosquito da dengue).

PREFEITURA DE NITERÓI, CADÊ A PASSARELA?

A Prefeitura está em débito com a Região Oceânica de Niterói. A placa de obra da Prefeitura já está ficando deteriorada e nenhum sinal da passarela. Será que é tão difícil para executar uma passarela de alguns metros. Será preciso que pedestres e ciclistas sejam atropelados para que os orgãos competentes possam tomar a devida providência.
Veja também o buraco escandaloso há mais de um mês, podendo provocar diversos acidentes como queda de pedestres, ciclistas, animais e veículos automotores. Cadê a manutenção da Prefeitura???
Acreditamos que com um pouco mais de dedicação, fiscalização e respeito aos contribuintes, a Prefeitura de Niterói possa resolver essas questões em poucos dias.
Será que a Prefeitura ainda não verificou os carnês de IPTU com os ALTOS VALORES cobrados para deixar a região do jeito que está.
Vamos lá Prefeitura ,,,ACORDA!!!
por Victor Hugo

BICICLETAS CONTRA A POLUIÇÃO

Evitar os engarrafamentos e, de carona, a poluição; economizar na passagem ou no combustível e ainda ter o benefício de uma vida mais saudável. Para o presidente da ONG Transporte Ativo, José Lobo, a bicicleta deveria ser incorporada ao transporte público do Rio. Além da instalação de bicicletários, ele defende a criação de sistemas de integração com transportes de massa.

– Em mais da metade das viagens motorizadas dentro das cidades, a distância é inferior a cinco quilômetros. Se nesses percursos curtos as pessoas utilizassem mais as bicicletas ou caminhassem, as ruas ficariam mais livres. Para trajetos longos, elas podem ainda optar pela integração com o transporte público. Metrô e trens já começam a oferecer bicicletários nas estações — disse Lobo.

Reportagem publicada ontem no diário O Globo mostrou que os engarrafamentos no Rio geram um prejuízo de R$ 12 bilhões por ano.

Num trânsito cada vez mais disputado, Lobo acredita que motoristas precisam aprender a conviver com as bicicletas: — Campanhas educativas, de conscientização e sinalização específica, custam muito menos que a construção de vias exclusivas para bicicletas.

Outra alternativa de transporte é a bicicletatáxi. Triciclos com capacidade para dois passageiros poderão ser implantados, gratuitamente, até o fim do ano: os custos seriam pagos por empresas patrocinadoras, segundo Alan James, diretor de inovação da Biruta Mídias Mirabolantes.

– Estamos aperfeiçoando o bike-táxi e criando o Panorama. Este veículo contará com um motor elétrico que funciona até 11 km/h . A partir de então, o condutor pedala, como um triciclo comum — disse Alan.

O Panorama, diz ele, circularia nas ciclovias da orla da Zona Sul e próximo ao Centro.

A previsão é de que sejam criados dois roteiros com 15 veículos cada: — Podemos, ainda, atuar em algumas faixas compartilhadas para fazer a integração com o metrô, como ocorre em outros países.

Fonte: http://www.gabeira.com.br/cidadesustentavel/default.htm

JUSTIÇA ELEITORAL DECIDE A FAVOR DE GABEIRA

O juiz eleitoral Cesar Augusto Rodrigues Costa julgou improcedente a notificação do PDT contra o Partido Verde e o deputado federal Fernando Gabeira por propaganda eleitoral antecipada, de 2 de Abril de 2008.

Em sua fundamentação, o juiz afirma que "admitir o pedido constante da representação significa violar a liberdade de imprensa, que tem assento constitucional, negando à a mais ampla informação acerca das composições políticas que gerarão os candidados às próximas eleições."

Leia aqui a íntegra da defesa no site: www.gabeira.com.br
Fonte: www.gabeira.com.br

GABEIRA VAI À JUSTIÇA CONTRA O TRE

Cumprindo um acordo verbal com o TRE do Rio, não mencionado na matéria do JB, a entrevista publicada no Le Monde Diplomatique será retirada, até que tenhamos uma reunião sobre o tema. Depois disto, vou começar a batalha legal pela liberdade na internet. Batalha que, na verdade, envolve a todos, inclusive a liberdade dos adversários.
--------------------
Pré-candidato não retira site do ar e levanta discussão sobre liberdade de acesso à internet

Fernanda Thurler

A Justiça é quem vai definir se as propagandas sobre a candidatura do deputado federal Fernando Gabeira à prefeitura do Rio são ilegais. Depois de ser notificado pelo TRE a retirar reportagens que fazem menção à sua candidatura em seu site pessoal e páginas do Orkut, o deputado decidiu comprar a briga e anunciou que vai aos tribunais para questionar a decisão. Para Gabeira, o acesso à deve ser amplo, geral e irrestrito. A polêmica começou ontem, após reportagem do Jornal do Brasil em que foram encontradas várias menções às campanhas de cinco pré-candidatos na grande rede, apesar da proibição do Tribunal Regional Eleitoral. Uma entrevista à versão em português do jornal francês Le Monde Diplomatique que continua no ar, foi o pomo da discórdia.

- Vou lutar dentro dos limites legais - assegurou Gabeira. - Não podemos ter no Brasil a mesma visão que os chineses têm da internet. Depois do feriado vou me reunir com o chefe da fiscalização do TRE e, de posse da resolução que proíbe a propaganda on-line, vou estudar de que forma posso entrar na Justiça para pedir a anulação desse item na legislação eleitoral.

TRE quer a retirada

Para o TRE, a polêmica está sendo levantada pelo pré-candidato em um momento inadequado.

- Nesse momento, é fundamental que o candidato retire a entrevista do ar e depois procure o debate. Já que os adversários seguiram a determinação do Tribunal, Gabeira também tem que aderi-la porque se não ele estará levando vantagem sobre os outros, quebrando, assim, o princípio da igualdade - analisa Luiz Fernando Santa Brígida, chefe de fiscalização do TRE.

"Ele propõe moralizar a gestão da prefeitura, acabar com os enclaves armados do narcotráfico e atrair grandes investimentos turísticos. E planeja até afundar navios para criar ambientes de mergulho". É assim que começa a entrevista de Gabeira ao jornal francês, em que o deputado faz uma análise sobre a atual estrutura da prefeitura e expõe como vai lidar com questões como a violência, a ordem urbana e o meio ambiente. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, a irregularidade está justamente nas previsões que ele faz sobre sua administração, caso venha a ser eleito em outubro.

"O acesso é livre"

Um dos argumentos de Gabeira a favor da liberdade na é o de que ninguém é obrigado a acessar nenhum site. Segundo ele, as pessoas procuram na aquilo que as interessa, assim como um leitor compra na banca o jornal de sua preferência.

- Se entram na minha página é porque querem saber de mim - alegou Gabeira. Eu não tenho como controlar também o que falam de mim no Orkut, é humanamente impossível. Eu tenho interferência apenas sobre aquilo que acontece no cenário urbano. Se alguém estender uma faixa com o meu nome, tenho a obrigação de pedir que ela seja retirada.

O TRE, no entanto, alerta para um ponto negativo.

- Qualquer pessoa de má fé pode criar um site caluniando certo candidato. Por isso é que a posição do TRE é rígida em relação à - concluiu Brígida.



: 12 de abril de 2008
Fonte: http://www.gabeira.com.br/blog/

VISITE O SITE DO GABEIRA: www.gabeira.com.br

POLÍCIA CONCLUI QUE PAI E MADRASTA MATARAM ISABELLA

Polícia conclui que pai e madrasta mataram Isabella

Segundo a perícia, mulher agrediu a menina, e o pai a jogou do 6º andar do prédio
O pai da menina Isabella Nardoni, Alexandre Nardoni, e sua mulher, Anna Carolina Jatobá, foram indiciados ontem por homicídio pela Polícia Civil de São Paulo. O casal torna-se, agora, oficialmente suspeito da morte de Isabella, jogada da janela do apartamento do pai no dia 29. A conclusão das investigações ocorreu no dia em que a criança completaria 6 anos de idade. Alexandre e Anna Carolina prestaram depoimento e voltaram a negar o envolvimento no assassinato. Mas, para a polícia, a madrasta agrediu Isabella e, na seqüência, o marido cortou a grade de proteção da janela e jogou a menina. Ontem, o casal teve dificuldade de sair de casa e chegar à delegacia. Manifestantes exibiram faixas de protesto e os chamaram de"assassinos".
Fonte: JB-online

quinta-feira, 17 de abril de 2008

SUSTENTABILIDADE NA ARQUITETURA




Balanço térmico natural: o ar entra por um grande vão entre a sala e a piscina, e sai, quente, por aberturas que ficam no forro; o acabamento em cor clara foi uma recomendação dos estudos, pois absorve menos calor.




Proporcionar conforto térmico em uma residência por meio das trocas de calor realizadas pelo corpo humano e pela ventilação natural do local. A Noosfera Projetos Especiais resolveu investir nesse sistema, junto a uma série de outros elementos sustentáveis, em uma casa ainda em construção na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, que promete ter o primeiro selo Leed para residências no Brasil.
Com consultoria da Livre Arq para questões acústicas, térmicas e de iluminação e também de especialistas do Labaut/FAUUSP (Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética), o projeto arquitetônico levou em consideração a ventilação natural no local e índices de temperatura em diferentes épocas do ano para criar um ambiente com um balanço térmico natural. As verificações de desempenho térmico foram realizadas com o auxílio de simulações computacionais, que traçaram a condição térmica do edifício a partir de análises horárias instantâneas. Dessa forma, foi possível definir o desempenho térmico não só ao longo de um ano típico, mas também em condições extremas.
Para atingir o chamado conforto térmico - ponto em que o organismo humano não sofre nenhum tipo de estresse por frio ou calor -, os estudos analisaram o posicionamento e dimensionamento de vãos e aberturas, incluindo a especificação de materiais, principalmente as superfícies envidraçadas. Apenas alguns ambientes, como as suítes e o lounge, por exemplo, terão sistemas de condicionamento artificial e ventilação/exaustão mecânica, respectivamente.
O modelo teórico para avaliação das condições de conforto é o balanço térmico entre o corpo humano e o seu entorno, troca que acontece por meio da pele e respiração. "Em qualquer sistema, se houver diferença de temperatura, tem-se a tendência de trocar calor. Assim, o balanço térmico sempre se realiza considerando que os corpos ou partes de um corpo, em um sistema fechado, irão trocar calor até entrar em equilíbrio energético", explica Alessandra Prata, arquiteta do Labaut.
O sistema de ventilação natural foi pensado para funcionar segundo o chamado "efeito chaminé", no qual o vento remove a carga térmica do ambiente, levando a temperatura interna do ar a valores mais próximos da externa.
Em função dos ventos, a entrada de ar principal se dá por uma grande abertura no piso térreo junto à piscina (2,1 m altura x 8 m largura). Essa abertura, segundo Leonardo Marques, também do Labaut, já era uma premissa do projeto arquitetônico, que queria integrar o interior e exterior do ambiente, de forma a utilizar esse espaço como um deck coberto na sala e à beira da piscina.
O ar entra pelos níveis mais baixos da residência e, inevitavelmente quente, sobe e sai pelos mais altos, por aberturas menores no forro - com 30 cm de altura ao longo de toda a largura dos ambientes - que funcionam como saídas de ar nos diversos andares da casa, em cômodos como a dependência de empregados, depósito, corredor e cozinha no pavimento térreo e suítes no pavimento superior. Com essa disposição, aproveita-se ainda o vento fresco que vem da água da piscina, que demora para esquentar.
A adequada operação dos sistemas de abertura ao longo das diversas estações do ano é essencial. "Há sempre a possibilidade de mudança de operação do sistema, buscando uma configuração de abertura ou fechamento de entradas e saídas de ar que favoreçam o resfriamento ou aquecimento da edificação", diz Leonardo Marques.
Fonte: Revista AU - Arquitetura e Urbanismo (por Andressa Fernandes).

quarta-feira, 16 de abril de 2008

SAIBA TUDO SOBRE A DENGUE E AJUDE A COMBATER

Dengue


Dengue

A doença, sintomas, transmissão, prevenção, áreas de risco, mapas, vídeos, notícias atualizadas, etc.

Acesse o site: www.dengue.org.br

CASO ISABELLA : Investigadores concluem que casal matou Isabella; advogados da família contestam

Investigadores concluem que casal matou Isabella; advogados da família contestam

Cristina Christiano, Plínio Delphino, Diário de S.Paulo, Wagner Gomes, O Globo Online, Flávio Freire, O Globo, Jornal Nacional

Testemunhas contam como estavam Alexandre e Anna Carolina na noite do crime - Montagem

SÃO PAULO - A polícia de São Paulo diz ter concluído: Isabella Nardoni, de 5 anos, teria sido agredida e asfixiada pela madrasta, Anna Carolina Jatobá, antes de ser jogada do 6º andar pelo pai, Alexandre Nardoni. Com base em informações preliminares da perícia do Instituto de Criminalística (IC) e pelo Instituto Médico-Legal (IML), policiais que investigam o crime descartaram totalmente a tese de que uma terceira pessoa esteve no apartamento naquela noite, como mostra matéria publicada nesta quarta no jornal O Globo. Nesta sexta, dia 18, Isabella completaria 6 anos.

Outros dois fatos reforçam a convicção dos policiais: a pegada no lençol de uma cama do quarto de onde Isabella foi jogada é compatível com um calçado encontrado no apartamento, e fiapos da rede de proteção da janela foram encontrados na roupa que Alexandre usava , segundo revelações extra-oficiais do laudo, que deve ser apresentado à polícia até quinta-feira.

Segundo informações dos relatórios dos peritos, Isabella desmaiou ao ser sufocada. O pai pensou que a menina estivesse morta e, para responsabilizar um suposto ladrão, cortou a rede de proteção e jogou a menina pela janela. Isabella foi suspensa pelos braços e despencou com o rosto virado para a parede. Além de um corte profundo na testa, que teria sido provocado pela madrasta, a menina tinha arranhões na face.

Peritos disseram à polícia que o estado de letargia (uma espécie de sono profundo decorrente de afecção do sistema nervoso central e de difícil e prolongada recuperação) provocado por asfixia pode durar até 20 minutos. Para quem não tem conhecimento técnico, poderia parecer que Isabella, antes de ser jogada do apartamento, estivesse morta.

Reforça ainda a tese da polícia a descoberta de marcas de sangue de Isabella na bermuda de Alexandre. Os advogados de defesa contestam:

- Essa mancha de sangue na roupa do Alexandre é porque ele abraçou a filha quando a encontrou jogada no chão - disse Rogério Neres, um dos três advogados do casal.

A polícia tem dúvidas sobre se Isabella sofreu a parada respiratória antes ou depois de ser jogada de uma altura de 20 metros. Uma das hipóteses é que ela foi chacoalhada até ficar sem oxigenação por mais de cinco minutos, provocando um desmaio.

O Ministério Público é mais cauteloso quanto a responsabilizar o casal pela morte. Segundo o promotor Francisco Cembranelli, não havia, até a noite de terça-feira, documento novo que endossasse o pedido de prisão preventiva de Alexandre e Anna Carolina.

- Só podemos pedir a prisão preventiva se houver oferecimento de denúncia, e isso só acontece se tivermos convicção para isso - ponderou.

Somados ao inquérito, documentos elaborados pela perícia mostram que a posição das gotas de sangue encontradas no apartamento indicam que a garota teria sido carregada no colo por um adulto, já ferida, entre um cômodo e outro.

Fonte: Jornal Extra - 16/04/08

Roberto Cabrini é detido com cocaína na zona sul de SP

O jornalista Roberto Cabrini, de 47 anos, que trabalha na TV Record, foi detido com cocaína nesta terça-feira à noite, por policiais civis, no Jardim Herculano, na zona sul da capital paulista. Cabrini estava acompanhado de uma mulher, identificada como Nadir Dias, que disse ser namorada do jornalista.

Cabrini estava em seu carro quando foi parado pela polícia, que encontrou com ele 15 papelotes de cocaína. Aos policiais, o jornalista afirmou que fazia uma reportagem investigativa sobre tráfico de drogas e por isso estava utilizando seu próprio carro. O jornalista contou ainda que um produtor e o cinegrafista estavam em outro carro, também descaracterizado.

O casal foi encaminhado ao 100º Distrito Policial, do Jardim Herculano. Às 2h da manhã, Cabrini ainda prestava depoimento na delegacia. O produtor e o cinegrafista também teriam prestado depoimento.

Ao deixar o distrito policial, a suposta namorada do jornalista disse que, quando ambos foram parados, seguiam para a chácara dela.

Fonte: IG - 16/04 - 08:13, atualizada às 10:01 16/04 - Agência Estado

segunda-feira, 14 de abril de 2008

DEFESA DOS ANIMAIS

Foto: Marcelo Pereira e Victor Hugo em Reunião com Jorge Roberto Silveira.

Mais uma força atuante em defesa dos animais em Niterói, Marcelo Pereira vem através da sua ong "Niterói Pró Animais" defender aqueles que precisam do amparo dos homens para ter uma vida que todo ser vivo merece. Na foto, em reunião com pré-candidato à Prefeitura de Niterói Jorge Roberto Silveira, Marcelo defende seu projeto "Bem estar do animal".
Visite www.niteroiproanimais.org
por: Victor Hugo