sexta-feira, 13 de março de 2009

SAÚDE PÚBLICA DE NITERÓI - RJ

O blog do Victor Hugo - CIDADE MODELO, vem recebendo diversos emails parabenizando-nos pelos assuntos abordados no site. As mensagens vem de diversas partes do Brasil, principalmente de Niterói. Nesta semana recebemos cobranças a respeito da saúde de Niterói que vinha sendo tratada com descaso pelo governo anterior. A nova prefeitura está no seu terceiro mês de trabalho, e o povo de Niterói espera que o prefeito possa trazer o lugar que Niterói merece tanto na área da saúde quanto na educação.
O CIDADE MODELO está a disposição da população para cobrar das autoridades públicas todas as promessas feitas em campanha, até porque são promessas feitas para o bem da cidade.
Particularmente, estamos acompanhando as atitudes da prefeitura em diversas áreas. Sabemos que a Prefeitura tem enviado técnicos nos Postos de Saúde para levantamentos administrativos e físicos dos prédios. Várias equipes já foram enviadas e diversos profissionais inadequados nos setores de saúde foram remanejados. Vemos que alguns hospitais como o Mário Monteiro em Cafubá/Piratininga ainda está precisando de muita melhoria no atendimento para estar nos padrões de funcionamento. A questão do Médico de Família, deve voltar a normalidade, e esperamos que seja ampliada para melhor atender a população de Niterói. O Médico de Família pode ser um exemplo a ser seguido por todas as cidades do Brasil. O projeto funciona bem, já que o médico passa a ter um contato direto com o paciente e a família, acompanhando com muito mais facilidade o quadro clínico de cada um em particular.
Niterói apesar de não estar nos padrões de saúde, ainda mantém certa qualidade no atendimento, mas os últimos 6 anos da prefeitura permitiram a queda dessa qualidade.
A leitora Fabiana G.N. moradora de Niterói /RJ nos escreveu e cobrou melhorias na saúde:
Mensagem: quando vai haver melhoras nos hospitais,sus,principalmente nas emegências,no getulinho,no azevedo lima,no antônio pedro...afinal o povo necessita muito,principalmente as crianças...por favor façam alguma coisa!
email da leitora Fabiana G.N.
Fabiana, estamos prontos para trazer Niterói de volta, cobrando das autoridades muito trabalho e soluções para melhorias na cidade de Niterói e contamos com a ajuda de todos.
Obrigado e que possamos juntos tornar Niterói uma CIDADE MODELO.
por Victor Hugo

segunda-feira, 9 de março de 2009

A GRANDE MUDANÇA NO PLANETA TERRA

O ano de 2012 talvez não sofra as consequências dramáticas que as profecias revelam, mas certamente deverá ser o início de alguma transformação relevante. O planeta vem sofrendo diversas agressões provocadas principalmente pela ação humana e além das sofridas por consequência dos seus 4.5 bilhões de anos (conforme a tabela abaixo) e que já passou por 4 grandes transformações. A Terra passa por essas transformações devido o seu amadurecimento e envelhecimento no sistema solar, e como qualquer objeto físico/material sofre desgastes naturalmente. O que vem acelerando o processo do desgaste do planeta é a intervenção diária e constante do homem. O homem como ser pensante e criativo, ainda não conseguiu perceber a importância das suas atitudes com o planeta.
A discussão a respeito da proteção do meio ambiente em si, está se tornando algo tão dispersivo que as pessoas não conseguem entender o seu propósito. Vejo muitos ativistas ambientais e estudiosos com muita vontade de mudar a consciência das pessoas em relação ao tratamento correto com o planeta, mas não conseguem obter os resultados desejados por falta de maior publicidade sobre o assunto e incentivos públicos e privados, além do mais, não vejo interesse ou preocupação real da população a respeito do assunto. Esses são os principais motivos da dificuldade de se colocar em prática o assunto proteção e preservação do MEIO AMBIENTE.
Portanto, não podemos esperar muito das atitudes dos seres humanos, enquanto não sofrerem na pele a "amargura" das forças cósmicas e da natureza, pois os seres humanos somente passarão a acreditar quando começarem a sentir as consequências do descaso diante do planeta.
Espero com otimismo enfraquecido, que as nações, sejam quais forem, possam refletir e começar de imediato um plano de salvamento das vidas humanas, pois o Planeta Terra, querendo ou não, passará por mudanças climáticas e que certamente mudará muitos conceitos e situações que hoje já não são normais ou teremos condições futuras incalculáveis.
por Victor Hugo

ALGUNS DADOS IMPORTANTES SOBRE O PLANETA TERRA:

Paulo Araújo Duarte. Professor de Astronomia do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina. Março/1999

Glaciações: a Terra já passou, pelo menos, por 3 grandes períodos glaciais.

·No período Pré-Cambriano, anterior a 600 milhões de anos;

·No Paleozóico Superior, entre 600 e 225 milhões de anos atrás;

·No Pleistoceno, entre 1,8 milhões de anos até 11 mil antes do presente. Este período ficou conhecido por "idade das glaciações";

·Contudo, sabe-se também que a Terra deve ter passado por períodos glaciais de curta duração, como foi o caso da chamada "Pequena Era Glacial" que ocorreu entre os anos de 1645 e 1715 de nossa era.

·Diâmetro equatorial: 12.756,28 km. Valor adotado em 1976 pela União Astronômica Internacional (UAI) e pela União de Geodésia e Geofísica Internacional (UGGI) após medições com equipamentos modernos.

· Diâmetro polar: 12.713,5 km

·Densidade: 5,52

·Satélites: 1 (Lua)

·Distância ao Sol: 1 Unidade Astronômica (Em torno de 150 milhões de quilômetros)

·Área total do planeta: 510,3 milhões km2

·Área das terras emersas: 149,67 milhões km2 ( 29,31% )

·Área dos mares e oceanos: 360,63 milhões km2 ( 70,69% )

·Área do Oceano Pacífico: 179,25 milhões km2, incluindo Mar da China Meridional, Mar de Ojtsk, Mar de Bering, Mar do Japão, Mar da China Oriental e Mar Amarelo ( 49,7% das águas )

*Área do Oceano Atlântico: 106,46 milhões km2, incluindo Oceano Ártico, Mar do Caribe, Mar do Norte, Mar Mediterrâneo, Mar da Noruega, Golfo do México, Baia de Hudson, Mar da Groenlândia, Mar Negro e Mar Báltico ( 29,5% das águas )

·Área do Oceano Índico: 74,92 milhões km2, incluindo Mar da Arábia, Golfo de Bengala e Mar Vermelho ( 20,8% das águas )

·Profundidade média dos oceanos: 3.795 m

·Volume total das águas do planeta: 1,59 bilhões km³

·Circunferência da Terra no equador: 40.075 km

·Circunferência da Terra nos trópicos: 36.784 km

·Circunferência da Terra nos círculos polares: 15.992 km

·Circunferência da Terra nos meridianos: 40.003 km

·Diferença entre as circunferências equatorial e meridional: 72 km

·Velocidade orbital média: 29,79 km/segundo

·Idade da Terra: Em 1654, um arcebispo irlandês calculou, com base em textos bíblicos, que a Terra teria se formado às 9 horas do dia 26 de outubro de 4.004 a.C. Hoje, sabemos que a Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos. O Big bang teria ocorrido há 15 bilhões de anos atrás; as Galáxias teriam se formado há 13 bilhões de anos; as Primeiras estrelas teriam surgido há 10 bilhões de anos; o Sol teria se formado há 5 bilhões de anos; e a Terra há 4,5 bilhões de anos.

·Estrutura da Terra:

·Atmosfera: camada gasosa que vai até cerca de 1.000 km de altura

·Hidrosfera: conjunto das massas d'água, ocupando em torno de 70% da superfície

·Litosfera: camada superificial sólida, cuja espessura varia de 5 a 10 km sob os oceanos e de 25 a 90km nos continentes

·Manto: camada pastosa abaixo da litosfera ou crosta. Tem 2.900 km de espessura. Os elementos predominantes são: silício, alumínio, ferro, magnésio. A temperatura varia de 870°C junto à crosta até 2.200°C junto ao núcleo

·Núcleo: região interior da Terra, composta de ferro e níquel derretidos. A temperatura varia de 2.200°C a 5.000°C no interior. A parte central é formada de níquel e ferro em estado sólido devido às grandes pressões

Deriva dos continentes:

·Há 400 milhões de anos havia o Pangea, que reunia todas as terras num único continente

·Há 225 milhões de anos o Pangea se parte no sentido leste-oeste, formando a Laurasia ao norte e Gondwana ao sul.

·Há 60 milhões de anos a Terra assume a atual conformação e posição dos continentes.

·Atualmente, a África e a América do Sul se afastam 7 cm por ano, ampliando a área ocupada pelo oceano Atlântico. O mar Vermelho está se alargando. A África migra na direção da Europa. A região nordeste da África está se partindo.

ERA

PERÍODO

ÉPOCA

TEMPO


Quaternário

Holoceno

25 mil anos atrás



Pleistoceno

1 milhão

Cenozóica

=============

=============

=============


Terciário

Plioceno

12 milhões



Mioceno

23 milhões



Oligoceno

35 milhões



Eoceno

55 milhões



Paleoceno

70 milhões

=============

=============

=============

=============


Cretáceo


135 milhões

Mesozóica

Jurássico


180 milhões


Triássico


220 milhões

=============

=============

=============

=============


Permiano


270 milhões


Carbonífero


350 milhões

Paleozóica

Devoniano


400 milhões


Siluriano


430 milhões


Ordoviciano


490 milhões


Cambriano


600 milhões

=============

=============

=============

=============

Pré-Cambriana ou Arqueozóica



Anterior a 600 milhões de anos