sábado, 3 de março de 2012

PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO PRIORIZA AUTOMÓVEIS

PEDESTRES X AUTOMÓVEIS.....
Quem conhece a Av. 1o de Março, no centro do Rio, sabe que o maior fluxo de pedestres ocorre exatamente na Rua São José que corta a Av. 1o de março, bem em frente a Camara dos Deputados do RJ (onde ficam estacionados muitos dos carros pretos dos referidos políticos) e que vai em direção a Pça XV,  onde grande parte dos pedestres utilizam as barcas.
Exatamente na Rua São José com a 1o de Março, os pedestres são obrigados a se desviarem na busca de 02 faixas de travessia sendo uma na esquina da Rua da Assembléia  e a outra um pouco antes da saída do Terminal Menezes Cortes.  E esse é o absurdo, a prioridade é sempre dos automóveis, fazendo criar uma grande confusão na travessia dos pedestres que precisam seguir o fluxo normal da Rua São José até a Pça XV, tendo além disso que disputar espaço com os veículos oficiais dos deputados circulando e estacionando.
Agora a Prefeitura do RJ, resolveu criar barreiras utilizando grades para impedir a travessia dos pedestres obrigando-os a buscar as 2 faixas de travessia, totalmente fora do fluxo normal da caminhada dos pedestres.
Porque não traçar a faixa de travessia na Rua São José, permitindo o fluxo mais rápido e confortável para os transeuntes, já que a travessia pelas duas faixas bem afastadas acabam ficando pouco utilizadas e confusas.
Pelo que vemos o critério utilizado pela prefeitura do Rio foi primeiramente evitar o maior fluxo pela Rua São José que fica quase que exclusiva para os carros oficiais dos deputados, e a outra faixa beneficia exclusivamente a saida de automóveis do Terminal Menezes Cortes.  
No final, o pedestre é o grande prejudicado, tendo que se desviar do trajeto normal para acesso ao Terminal da Barcas.
Fotos: Victor Hugo
por Victor Hugo