sexta-feira, 10 de julho de 2009

LIXO TÓXICO VINDO DA INGLATERRA DESEMBARCA EM PORTOS DO BRASIL

1098 toneladas de Lixo toxico da Inglaterra desembarcam nos portos de Santos e no Rio Grande do Sul.entre fevereiro e maio. O crime ambiental precisa ser esclarecido e resolvido pelas autoridades inglesas.
A empresa exportadora da Inglaterra enviou a carga aproveitando-se de um negócio aparentemente legal para descartar o lixo toxico no sul e sudeste do Brasil. Especula-se que existe alguma máfia utilizando-se desse mecanismo para traficar o lixo para outros paises.
Os 40 conteineres contém papeis, plasticos, vidros, tampa de banheiro quimico e diversos objetos. Na documentação dos containeres informa que tem políeros de etileno (aparas de plástico para reciclagem).

Desde sexta-feira
dia 27 de julho de 2009, o Porto de Santos, litoral sul paulista, mantém parados 16 containers contendo lixo (resíduos) tóxicos domésticos e hospitalares vindos da inglaterra, aguardando uma solução para o problema. A empresa responsável pela importação da carga violou a Convenção de Basiléia, que proíbe o transporte de resíduos perigosos entre países, conforme estabelece a Resolução nº 23/96 do Conselho Nacional do Meio Ambiente.
O Ibama em São Paulo vai autuar a empresa que importou o lixo e solicitar junto à Receita Federal que a carga seja devolvida imediatamente ao país de origem. A multa pode variar de R$ 500 a R$ 2 milhões, dependendo da análise feita na carga.
por Victor Hugo

domingo, 5 de julho de 2009

FORUM MUNICIPAL, LIXO E CIDADANIA EM JACAREPAGUÁ / RJ.

Amigos,
Nesta próxima terça feira (07/07/09), às 14:00hs, realizaremos uma reunião do Fórum Municipal Lixo e Cidadania, no Bosque da Freguesia, em Jacarepaguá, com entrada pelo Rio Shopping, ou quem preferir uma caminhada, pela entrada principal, a Rua Tenente Coronel Muniz Aragão, próximo a largo do Funchal - onde há os restaurantes Siri e Bartequim, às 14:00hs. A reunião poderá se estender até às 16:30hs, pois logo em seguida o Bosque precisa ser fechado.Serão discutidos os caminhos em busca por soluções para os mais diversos problemas sociais, ambientais e econômicos, gerados pelo lixo, que envolve coleta, disposição final, coleta seletiva, fim dos lixões, lixões comunitários, catadores, reaproveitamento de resíduos sólidos eere a criação de políticas públicas que visarão a tender as necessidades sociais inerentes a este tema.
Maria Augusta Ferreira Miguel
Diretora Presidente da Ong Rio Ambiental
Fonte:Ong Rio Ambiental
por Victor Hugo