1098 toneladas de Lixo toxico da Inglaterra desembarcam nos portos de Santos e no Rio Grande do Sul.entre fevereiro e maio. O crime ambiental precisa ser esclarecido e resolvido pelas autoridades inglesas.
A empresa exportadora da Inglaterra enviou a carga aproveitando-se de um negócio aparentemente legal para descartar o lixo toxico no sul e sudeste do Brasil. Especula-se que existe alguma máfia utilizando-se desse mecanismo para traficar o lixo para outros paises.
Os 40 conteineres contém papeis, plasticos, vidros, tampa de banheiro quimico e diversos objetos. Na documentação dos containeres informa que tem políeros de etileno (aparas de plástico para reciclagem).
Desde sexta-feira dia 27 de julho de 2009, o Porto de Santos, litoral sul paulista, mantém parados 16 containers contendo lixo (resíduos) tóxicos domésticos e hospitalares vindos da inglaterra, aguardando uma solução para o problema. A empresa responsável pela importação da carga violou a Convenção de Basiléia, que proíbe o transporte de resíduos perigosos entre países, conforme estabelece a Resolução nº 23/96 do Conselho Nacional do Meio Ambiente.
A empresa exportadora da Inglaterra enviou a carga aproveitando-se de um negócio aparentemente legal para descartar o lixo toxico no sul e sudeste do Brasil. Especula-se que existe alguma máfia utilizando-se desse mecanismo para traficar o lixo para outros paises.
Os 40 conteineres contém papeis, plasticos, vidros, tampa de banheiro quimico e diversos objetos. Na documentação dos containeres informa que tem políeros de etileno (aparas de plástico para reciclagem).
Desde sexta-feira dia 27 de julho de 2009, o Porto de Santos, litoral sul paulista, mantém parados 16 containers contendo lixo (resíduos) tóxicos domésticos e hospitalares vindos da inglaterra, aguardando uma solução para o problema. A empresa responsável pela importação da carga violou a Convenção de Basiléia, que proíbe o transporte de resíduos perigosos entre países, conforme estabelece a Resolução nº 23/96 do Conselho Nacional do Meio Ambiente.
O Ibama em São Paulo vai autuar a empresa que importou o lixo e solicitar junto à Receita Federal que a carga seja devolvida imediatamente ao país de origem. A multa pode variar de R$ 500 a R$ 2 milhões, dependendo da análise feita na carga.
por Victor Hugo