quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

CICLOVIAS E BICICLETAS - PARTE 1 - PARIS, A CIDADE LUZ

Neste mês vou apresentar matérias de ciclovias e utilização de bicicletas em cidades pelo mundo, para provar que é possível a implantação do uso viário pelas bikes. O principal desinteresse dos governos pelas ciclovias trata-se da diminuição de arrecadação de impostos e acordos com empresas ligadas aos veículos automotores. Na verdade os impostos recebidos acabam não trazendo benefícios para a cidade, pois o aumento considerável da poluição sonora e do ar, consumo de combustível, acidentes com os veículos, problemas de saúde da população, construção de mais e mais viadutos e elevados, acabam escoando as verbas públicas para o ralo.
A implantação das ciclovias e o incentivo do uso das bicicletas como meio de transporte e lazer poderão trazer melhores condições para as cidades e um grande aumento na qualidade de vida do cidadão. Não quero dizer que os veiculos automotores não são importantes, pois também tenho um automóvel, mas o modo que nós somos doutrinados a concebê-lo é que está errado. Os veículos automotores são necessários para qualquer cidade desenvolvida, mas com uma utilização coerente e necessária. O automóvel passou a ser símbolo de status e poder, perdendo o principal valor de sua real utilidade.
Acredito que cidades bem planejadas podem transformar o convívio humano com os veículos automotores, as bicicletas e derivados em condições viáveis e duradouras. Os governos e seus governantes tem que parar com a mania de impor obstáculos e começar uma nova perspectiva de soluções urbanas, que para muitos ainda é visionária, mas está muito mais real do que imaginamos.
O primeiro passo seria de atualizar o espaço urbano para uso das bicicletas; sinalização correta para veiculos, bikes e pedestres; postos de apoio ao ciclista com vestiários, banheiros e local para guarda das bikes; campanhas de governos e ongs com o incentivo do uso das bikes; incentivo fiscal pela utilização das bikes e muitas outras formas que poderão ser implantadas.
Em todo tempo o mundo muda, a vida se transforma, os trabalhos ganham novas realidades, algumas funções deixam até de existir. A informatização vem sacrificando muitas realidades com a substituição de mão de obra por máquinas ou equipamentos, mas o mundo está se adaptando. Então não é tão difícil pensar em adaptações humanas.
por Victor Hugo
Veja uma das matérias tratando de ciclovias e bicicletas na cidade luz, Paris.

Um dia perfeito em Paris, entre museus, parques, crepes e... bikes

Capital francesa e seu bem-sucedido sistema público de bicicletas bem que tentam assumir o cobiçado posto de 'a melhor cidade' para pedaladas, mas a disputa vai ser decidida nos detalhes

Por Carla Miranda para O Estado de S.Paulo, publicado em 08/07/2008 no sítio Estadão.com.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

FRASE DA SEMANA

"Começar não é apenas um tipo de ação. É também um estado de espírito, um tipo de trabalho, uma atitude, uma consciência. "
( Edward Said )

LEI DAS CICLOVIAS - UMA REALIDADE!

Lei das ciclovias
Mais de um ano depois de sancionada a Lei das ciclovias - lei nº 14.266, de 6 de fevereiro de 2007 -, o Simpósio sobre Integração Bicicleta mais São Paulo fez balanço sobre o que já foi feito para implementá-la e discutiu medidas para um futuro próximo

Por Thays PradoPlaneta Sustentável - 21/05/2008
Em fevereiro do ano passado, foi sancionada a
Lei das Ciclovias - nº 14.266, de 6 de fevereiro de 2007 -, de autoria do vereador Chico Macena, para a cidade de São Paulo. O "Simpósio sobre Integração Bicicleta mais São Paulo", no dia 19 de maio, procurou avaliar o que tem sido feito para a implementação da lei neste pouco mais de um ano.
Macena ressaltou a importância de se criar um sistema cicloviário eficiente no município e incentivar a cultura do uso de bicicletas como meio de transporte. De acordo com Laura Ceneviva, representante da
secretaria do Verde e Meio Ambiente, de 2010 a 2020, São Paulo deve ter cerca de mil quilômetros de ciclovias.
André Pasqualini, diretor do site
CicloBr, apresentou um vídeo feito por ele, que mostra, em um percurso de dez minutos de bicicleta, infrações cometidas por motoristas contra a legislação de trânsito - o equivalente a R$250 mil em multas. Ele falou sobre a importância de se aumentar a fiscalização para que a lei possa ser cumprida e sugeriu que o valor das multas fosse utilizado para a construção da infra-estrutura necessária para os ciclistas.
Também foram mostradas iniciativas adotadas em outros países e que poderiam servir de inspiração para a cidade de São Paulo.
Leia também:
São Paulo em duas rodas

VEREADORES DE NITEROI - VEJAM O VÍDEO.

Quem sabe ao verem este vídeo os Vereadores de Niterói comecem a se preocupar mais com a qualidade de vida do niteroiense. Que o Prefeito Jorge Roberto Silveira possa adotar definitivamente essa idéia.

Veja todos os Vereadores de Niterói, eleitos e reeleitos na matéria do O Fluminense:

http://www.ofluminense.com.br/noticias/180102.asp?pstrlink=2,5,0,180102

Por Victor Hugo

CRIAÇÃO DE REDES DE NEUTRALIZAÇÃO DE CARBONO

Proposta
Criar nos bairros, por meios das escolas locais, uma rede nacional de neutralização de carbono
- No processo coletivo de construção das redes de neutralização de carbono, usar a educação ambiental como instrumento de sensibilização transversal
- Usar o selo de neutralização de carbono para identificar os ambientes que contribuem para um planeta verde sustentável
- Motivar por meio da construção coletiva de uma cidadania verde ativa, o encaminhamento de uma legislação de compensação para quem receber o selo de neutralização de carbono.
Proposta de Miguel Jorge.

TOPMODEL lança Projeto Água Limpa para recuperar mananciais

Topmodel lança Projeto Água Limpa para recuperar mananciais
Aconteceu na manhã desta sexta-feira (5/12), na Fundação Zoobotânica do RS, em Porto Alegre, a cerimônia de lançamento do Projeto Água Limpa, iniciativa idealizada pela família Bündchen e apoiada por entidades públicas e privadas do Rio Grande do Sul. A ocasião contou com a presença da top Gisele Bündchen, que veio ao país especialmente para o lançamento, de sua família, da governadora do Estado Yeda Crusius, do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Francisco Luiz da Rocha Simões Pires e demais prefeitos e empresários apoiadores desse importante projeto.A iniciativa, que primeiramente visa recuperar a mata ciliar das microbacias dos Lajeados Pratos e Guilherme, em Horizontina e Tucunduva (RS), totalizando 7.283,82 hectares, estabelece como propostas a inclusão social, combate à poluição, organização de políticas ambientais sustentáveis, preservação das nascentes e diminuição do assoreamento.Entre as razões para o desenvolvimento da proposta os idealizadores citam o fato de que no Brasil a degradação das matas ciliares, das florestas, dos banhados e das áreas úmidas foi e continua sendo resultado da expansão sem limites das fronteiras agrícolas. As superfícies de mata são intensamente utilizadas para a agricultura ou pastagem, o que provoca o empobrecimento dos solos. Além dessas, a exploração florestal, a expansão das áreas urbanas e a poluição doméstica e industrial têm grande contribuição na destruição histórica da qualidade dos recursos hídricos.O Código Florestal Brasileiro e a Resolução do CONAMA 303/2002 consideram como de preservação permanente as matas ciliares ao redor de nascentes, assim como de picos de morros e encostas íngremes. As matas ciliares das microbacias dos Lajeados Pratos e Guilherme são áreas que demandam prioridade para as ações de revegetação e/ou enriquecimento.Essas matas têm um papel estratégico na conservação da biodiversidade, na preservação da qualidade da água e para a formação de corredores ecológicos entre as reservas e matas primárias existentes no Estado.Entre as propostas do Projeto está a inclusão social através de: - Diagnóstico sócio-econômico, ambiental e técnico; - Qualificação profissional; - Geração de trabalho e renda; - Educação Ambiental e mudança cultural; - Gestão Ambiental Sustentável;Combate à poluição incentivando o: - Tratamento do esgoto da cidade; - Coleta seletiva e tratamento do lixo; - Isolamento das atividades agropecuárias de nascentes, banhados e margem dos lajeados; Política Ambiental por meio de: - Palestras e debates envolvendo escolas, clubes, associações e sindicatos; - Placas de sinalização local; - Divulgação na mídia;- Elaboração de material de comunicação; Preservação de Nascentes Através da proteção de banhados e vertentes com isolamento das áreas e restauração de Mata Ciliar no entorno dos isolamentos; Diminuição do Assoreamento, por meio da - Restauração das Áreas de APPs (Área de Preservação Permanente), com plantio de mata nativa; - Trabalho de terraceamento e nivelamento da microbacia; - Abandono de 30 metros do leito dos lajeados.Idealizadores e apoiadores: Conselho gestorMinistério Público, Secretaria do Meio Ambiente, Família Bündchen – com parceria da ADES - Agência de Desenvolvimento Econômico Social da Região do Planalto Médio (OSCIP). Entidades gestoras locaisPrefeitura de Horizontina, Prefeitura de Tucunduva, FAHOR – Faculdade de Horizontina, Sindicato dos trabalhadores rurais de Horizontina e TucunduvaACI’s e Cooperativas de Horizontina e Tucunduva.Parcerias de trabalhoAldeia Internet, EMATER, EMBRAPA, ESPM-RS, PEAC - Secretaria do Meio Ambiente, PGQP, SEBRAE/RS, Sementes Falcão, SENAR/RS.
por Miguel Jorge