Tem o objetivo de utilidade pública, visando divulgar fatos das cidades. O principal objetivo é de que todos possam contribuir com o equilíbrio da vida no planeta. Questões como combate a corrupção e monitoramento dos orgãos públicos da sua cidade são primordiais para uma sociedade mais justa. Aqui poderá expor idéias e críticas sobre as administrações das nossas cidades. Seja bem vindo!
sábado, 16 de fevereiro de 2008
PROTEÇÃO DOS ANIMAIS : ASSOCIE-SE
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008
CICLOVIAS - URGENTE!!!
Então, realmente fico invocado, porque as prefeituras não ouvem a população que pedem e imploram pelas ciclovias.
Niteroi, não tem ciclovias e sim partes de pistas de rolamentos aproveitadas e misturadas com veículos automotores que saem atropelando pedestres e ciclistas. O absurdo maior que os automóveis não respeitam a sinalização, nem pedestres e principalmente os ciclistas, pois acham que os ciclistas estão invadindo o seu território (qualquer um testemunha motoristas avançando sinais, estacionando em calçadas, fazendo retorno ilegal, velocidade muito acima do limite e outras atrocidades - principalmente na Região Oceânica de Niterói).
O espaço é democrático e dá tranquilamente para todos conviverem com harmonia, sejam os automóveis, caminhões, onibus, motocicletas, bicicletas e triciclos e os pedestres...é só iniciarmos uma educação de civilidade que tudo funciona!!!
Portanto,,,vamos começar a exigir dos nossos "dirigentes" uma política de proteção ao meio ambiente com incentivo da "construção" de ciclovias.
***escrito por Victor Hugo
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
PROGRAMA AGENTES AMBIENTAIS VOLUNTÁRIOS
Criado pelo Ibama e regulamentado pela Instrução Normativa nº 66/2005, o programa Agente Ambiental Voluntário tem por finalidade propiciar a toda pessoa física ou jurídica, a participação voluntária em atividades de educação ambiental, conservação, preservação e proteção dos recursos naturais em unidades de conservação e demais áreas protegidas, habitadas por populações indígenas, rurais, quilombolas, extrativistas e de pesca.
A proposta é despertar no Agente Ambiental Voluntário a reflexão crítica dos problemas socioambientais, capaz de orientá-lo a atuar de forma individual e coletiva na busca de alternativas viáveis para a conservação da natureza e uso sustentável dos recursos naturais.
O Programa toma como orientação legal a Lei 9.608, de 1998, que dispõe sobre o serviço voluntário, e a Resolução CONAMA nº 003, de 1988, que define critérios para co-participação da sociedade civil em ações de fiscalização de unidades de conservação e demais áreas protegidas.
Palestra sobre Rede Cicloviária em São Paulo
Foto: Divulgação Nesta quarta-feira (13), na Sala do Cades, em São Paulo, acontecerá a palestra do Diretor do Departamento Administrativo de Meio Ambiente, da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Bogotá, Manoel Oliveira. Na conferencia será abordado o processo de planejamento e implantação da rede cicloviária da cidade colombiana de Bogotá, durante a gestão do Prefeito Enrique Peñalosa. Local: Sala do Cades, na Rua do Paraíso, 387, 1º andar – São Paulo – SP, às 14h35. Inscrições e informações na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (3372-2333 / 3372-2370). A Palestra será aberta ao público e terá paraciclos no local caso alguém queira ir de bicicleta. |
Fonte: www.amigosdabike.com.br |
Por: Andre Rosa |
Data: 12/02/2008 |
terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
DPMA - DELEGACIA DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE
. Não piche ou grafite propriedade pública ou privada, pois estas condutas constituem crime.
. Não danifique arquivo, registro, museu, bibliotecas ou pinacoteca, pois constitui infração grave.
. Não polua água potável de uso comum ou particular, você pode ser preso.
. Não exponha a perigo a incolumidade animal e vegetal ou, ainda, não agrave uma situação de perigo existente.
. Não corte vegetação existente à beira de curso d’água (área de preservação permanente), lagoas nascentes, topo de montanhas, morros e serras.
. Não solte, fabrique, venda e nem transporte balões, pois além de causarem risco de incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, constituem crime punido com pena de prisão de um a três anos.
. Não compre palmito clandestino, pois é vedada a extração desta espécie de vegetação, sem autorização fornecida por orgãos administrativos.
. Não receba madeira, lenha, carvão e outros produtos de procedência florestal, sem autorização administrativa.
. Não utilize motosserras sem a licença conferida pelo IBAMA.
. Não use tarrafas, redes de arrasto, figas ou armadilhas.
Informe-se sobre a época oportuna e obtenha permissão para pesca junto ao IBAMA.
. Não trafegue com seu veículo portando em seu interior materiais proibidos à caça e pesca.
. Não corte vegetação existente à beira de curso d’água (área de preservação permanente), lagoas nascentes, topo de montanhas, morros e serras.
. Não solte, fabrique, venda e nem transporte balões, pois além de causarem risco de incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, constituem crime punido com pena de prisão de um a três anos.
. Não compre palmito clandestino, pois é vedada a extração desta espécie de vegetação, sem autorização fornecida por orgãos administrativos.
. Não receba madeira, lenha, carvão e outros produtos de procedência florestal, sem autorização administrativa.
. Não utilize motosserras sem a licença conferida pelo IBAMA.
FONTE: DPMA - Delegacia de proteção ao meio ambiente
LEI PARA PROTEÇÃO DA MATA ATLÂNTICA
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Desde o início da colonização européia do Brasil, a Mata Atlântica vem sendo devastada e hoje está reduzida a apenas 7% de sua área original. Para protegê-la, precisamos da sua ajuda! Desde 1992, o movimento ambientalista aguarda a aprovação pelo Congresso Nacional do Projeto de Lei (PL) da Mata Atlântica, que define o uso e a proteção do bioma. Nesse sentido , a Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA) lançou no Dia da Mata Atlântica (27 de maio) a campanha Faça a Lei com as suas próprias mãos. Assine pela Mata Atlântica. A campanha tem como objetivo colher mais de 1 milhão de assinaturas a favor da aprovação do PL da Mata Atlântica e, com o aval dos cidadãos brasileiros, pressionar os representantes do Legislativo a aprová-lo. Assine pela Mata Atlântica Coloque o seu nome e faça parte do abaixo-assinado virtual da campanha. Acesse o site: www.desmatamentozero.ig.com.br | ![]() |
A SUA CIDADE E VOCÊ
Ministra Marina Silva quer identificar os 150 que mais desmatam ilegalmente
- O presidente da República criou um grupo de responsabilização criminal onde estamos trabalhando os 150 maiores contraventores, para que possamos fazer um processo exemplar de criminalização - explicou a ministra, sem informar quando a lista ficará pronta.
Segundo Marina Silva, o governo já definiu que só receberá financiamento público quem cumprir a legislação ambiental, a fim de impedir que os empresários que desmatam ilegalmente tenham acesso a crédito.
O assunto foi discutido nessa segunda em reunião com ministros da área econômica e presidentes de bancos oficiais.
Fonte: Agência Brasil
TRANSITO EM NITEROI, O QUE FAZER???
Número de veículos cresce sem parar em Niterói Destaque do(e) Editor (10/2/2008) | |
![]() Segundo estatísticas do órgão estadual, entre motocicletas, caminhões, carros e ônibus, o "boom" registra atualmente cerca de 207 mil automóveis trafegando pelas ruas do município. Ao mesmo tempo, este aumento é gradativo. Em janeiro do ano passado havia 196 mil veículos circulantes na cidade. Em dezembro do mesmo ano, o número pulou para aproximadamente 205 mil – adicional de duas mil motos e 5 mil carros – revelando um aumento de 5%. A elevação pode parecer pequena à primeira vista, mas levando-se em conta resultado de anos anteriores, o saldo final desse inchaço sai por aproximadamente 54% na última década. Até o município do Rio de Janeiro saiu por baixo nessa escala, com um crescimento em torno de 25% na mesma quantidade de anos. De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o Brasil, por exemplo, cresce sua frota circulante em média de 3,5% a cada 12 meses. Gargalos - Os especialistas em trânsito argumentam que a malha viária de Niterói não foi projetada para suportar esse crescimento progressivo. Resultado: lentidão no trânsito, constantes congestionamentos e carros estacionados por toda a parte e de forma irregular. | |
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