sábado, 16 de fevereiro de 2008

PROTEÇÃO DOS ANIMAIS : ASSOCIE-SE

Os animais são seres por mais independentes que sejam dependem da boa convivência e proteção dos humanos. Protegendo os animais, você protege a continuidade das espécies. DENUNCIE sempre qualquer maltrato aos animais. Adote um animal! Para adotar ou denunciar é fácil, no Rio de Janeiro temos a SUIPA (www.suipa.org.br) em Niterói temos a NITEROI PRO ANIMAIS (www.niteroiproanimais.org). Então faça a sua parte, mesmo não "gostando" dos animais, lembre-se que os maltratos sofridos pelos mesmos poderiam ser com alguém próximo que gostamos,,,PROTEJA SEMPRE!
***escrito por Victor Hugo.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

CICLOVIAS - URGENTE!!!

Hoje acordei meio "levado" e "invocado". Todo santo dia sou abordado por diversos cidadãos que desejam fielmente utilizar das bicicletas para uso diário, principalmente para ida e vinda do trabalho. O que todos dizem é o que todos já sabemos de cor e salteado,,,economia: não gasta com veículo próprio e nem com condução (onibus); saúde: exercício físico "obrigatório" diariamente (diminuição dos problemas de saúde e gastos com medicamentos) e participação especial na qualidade do ar e do meio ambiente.Por cargas d'água as prefeituras, não se preocupam com o incentivo dos transportes alternativos (sem uso de combustível), como bicicletas e triciclos para uso de locomoção diária.
Então, realmente fico invocado, porque as prefeituras não ouvem a população que pedem e imploram pelas ciclovias.
Niteroi, não tem ciclovias e sim partes de pistas de rolamentos aproveitadas e misturadas com veículos automotores que saem atropelando pedestres e ciclistas. O absurdo maior que os automóveis não respeitam a sinalização, nem pedestres e principalmente os ciclistas, pois acham que os ciclistas estão invadindo o seu território (qualquer um testemunha motoristas avançando sinais, estacionando em calçadas, fazendo retorno ilegal, velocidade muito acima do limite e outras atrocidades - principalmente na Região Oceânica de Niterói).
O espaço é democrático e dá tranquilamente para todos conviverem com harmonia, sejam os automóveis, caminhões, onibus, motocicletas, bicicletas e triciclos e os pedestres...é só iniciarmos uma educação de civilidade que tudo funciona!!!
Portanto,,,vamos começar a exigir dos nossos "dirigentes" uma política de proteção ao meio ambiente com incentivo da "construção" de ciclovias.
***escrito por Victor Hugo

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

PROGRAMA AGENTES AMBIENTAIS VOLUNTÁRIOS

Criado pelo Ibama e regulamentado pela Instrução Normativa nº 66/2005, o programa Agente Ambiental Voluntário tem por finalidade propiciar a toda pessoa física ou jurídica, a participação voluntária em atividades de educação ambiental, conservação, preservação e proteção dos recursos naturais em unidades de conservação e demais áreas protegidas, habitadas por populações indígenas, rurais, quilombolas, extrativistas e de pesca.

A proposta é despertar no Agente Ambiental Voluntário a reflexão crítica dos problemas socioambientais, capaz de orientá-lo a atuar de forma individual e coletiva na busca de alternativas viáveis para a conservação da natureza e uso sustentável dos recursos naturais.

O Programa toma como orientação legal a Lei 9.608, de 1998, que dispõe sobre o serviço voluntário, e a Resolução CONAMA nº 003, de 1988, que define critérios para co-participação da sociedade civil em ações de fiscalização de unidades de conservação e demais áreas protegidas.

Palestra sobre Rede Cicloviária em São Paulo

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (13), na Sala do Cades, em São Paulo, acontecerá a palestra do Diretor do Departamento Administrativo de Meio Ambiente, da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Bogotá, Manoel Oliveira.

Na conferencia será abordado o processo de planejamento e implantação da rede cicloviária da cidade colombiana de Bogotá, durante a gestão do Prefeito Enrique Peñalosa.
Local:
Sala do Cades, na Rua do Paraíso, 387, 1º andar – São Paulo – SP, às 14h35.

Inscrições e informações na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (3372-2333 / 3372-2370).

A Palestra será aberta ao público e terá paraciclos no local caso alguém queira ir de bicicleta.

Fonte: www.amigosdabike.com.br
Por: Andre Rosa
Data: 12/02/2008

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

DPMA - DELEGACIA DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE

D E N U N C I E !!! http://www.policiacivil.rj.gov.br/dpma
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Não piche ou grafite propriedade pública ou privada, pois estas condutas constituem crime.
. Não danifique arquivo, registro, museu, bibliotecas ou pinacoteca, pois constitui infração grave.
. Não polua água potável de uso comum ou particular, você pode ser preso.
. Não exponha a perigo a incolumidade animal e vegetal ou, ainda, não agrave uma situação de perigo existente.
. Não corte vegetação existente à beira de curso d’água (área de preservação permanente), lagoas nascentes, topo de montanhas, morros e serras.
. Não solte, fabrique, venda e nem transporte balões, pois além de causarem risco de incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, constituem crime punido com pena de prisão de um a três anos.
. Não compre palmito clandestino, pois é vedada a extração desta espécie de vegetação, sem autorização fornecida por orgãos administrativos.
. Não receba madeira, lenha, carvão e outros produtos de procedência florestal, sem autorização administrativa.
. Não utilize motosserras sem a licença conferida pelo IBAMA.
. Não use tarrafas, redes de arrasto, figas ou armadilhas.
Informe-se sobre a época oportuna e obtenha permissão para pesca junto ao IBAMA.
. Não trafegue com seu veículo portando em seu interior materiais proibidos à caça e pesca.
. Não corte vegetação existente à beira de curso d’água (área de preservação permanente), lagoas nascentes, topo de montanhas, morros e serras.
. Não solte, fabrique, venda e nem transporte balões, pois além de causarem risco de incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, constituem crime punido com pena de prisão de um a três anos.
. Não compre palmito clandestino, pois é vedada a extração desta espécie de vegetação, sem autorização fornecida por orgãos administrativos.
. Não receba madeira, lenha, carvão e outros produtos de procedência florestal, sem autorização administrativa.
. Não utilize motosserras sem a licença conferida pelo IBAMA.
FONTE: DPMA - Delegacia de proteção ao meio ambiente

LEI PARA PROTEÇÃO DA MATA ATLÂNTICA

Desde o início da colonização européia do Brasil, a Mata Atlântica vem sendo devastada e hoje está reduzida a apenas 7% de sua área original. Para protegê-la, precisamos da sua ajuda!
Desde 1992, o movimento ambientalista aguarda a aprovação pelo Congresso Nacional do Projeto de Lei (PL) da Mata Atlântica, que define o uso e a proteção do bioma. Nesse sentido , a Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA) lançou no Dia da Mata Atlântica (27 de maio) a campanha Faça a Lei com as suas próprias mãos. Assine pela Mata Atlântica.
A campanha tem como objetivo colher mais de 1 milhão de assinaturas a favor da aprovação do PL da Mata Atlântica e, com o aval dos cidadãos brasileiros, pressionar os representantes do Legislativo a aprová-lo.

Assine pela Mata Atlântica
Coloque o seu nome e faça parte do abaixo-assinado virtual da campanha. Acesse o site: www.desmatamentozero.ig.com.br




A SUA CIDADE E VOCÊ

Esse espaço é destinado para você possa expor a sua opinião, sugestão ou crítica sobre a sua cidade. O que mais admira ou incomoda na administração da cidade em que vive. O que fazer para melhorar? Como você imagina uma cidade funcional e que respeite o contribuinte? Então, não perca tempo...desabafe...(Lembre-se que não serão aceito ofensas e agressões verbais).

Ministra Marina Silva quer identificar os 150 que mais desmatam ilegalmente

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, informou nessa segunda-feira, dia 11, que o governo está elaborando uma lista que identificará os 150 empresários que mais desmatam ilegalmente no país.
- O presidente da República criou um grupo de responsabilização criminal onde estamos trabalhando os 150 maiores contraventores, para que possamos fazer um processo exemplar de criminalização - explicou a ministra, sem informar quando a lista ficará pronta.
Segundo Marina Silva, o governo já definiu que só receberá financiamento público quem cumprir a legislação ambiental, a fim de impedir que os empresários que desmatam ilegalmente tenham acesso a crédito.
O assunto foi discutido nessa segunda em reunião com ministros da área econômica e presidentes de bancos oficiais.
Fonte: Agência Brasil

TRANSITO EM NITEROI, O QUE FAZER???

Número de veículos cresce sem parar em Niterói Destaque do(e) Editor (10/2/2008)


O aumento da frota de veículos que circulam em Niterói fechou o ano de 2007 com um crescimento considerável. De janeiro a dezembro do ano passado, o município recebeu por mês um acréscimo de aproximadamente 750 automóveis em suas ruas. Os dados oficiais são do banco de dados do Detran e da Secretaria de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes de Niterói. Os números levantados também já indicam uma outra sufocante realidade no trânsito da cidade. Durante os últimos dez anos, Niterói encarou um adicional de 70 mil automóveis na sua frota circulante.

Segundo estatísticas do órgão estadual, entre motocicletas, caminhões, carros e ônibus, o "boom" registra atualmente cerca de 207 mil automóveis trafegando pelas ruas do município. Ao mesmo tempo, este aumento é gradativo. Em janeiro do ano passado havia 196 mil veículos circulantes na cidade. Em dezembro do mesmo ano, o número pulou para aproximadamente 205 mil – adicional de duas mil motos e 5 mil carros – revelando um aumento de 5%.

A elevação pode parecer pequena à primeira vista, mas levando-se em conta resultado de anos anteriores, o saldo final desse inchaço sai por aproximadamente 54% na última década. Até o município do Rio de Janeiro saiu por baixo nessa escala, com um crescimento em torno de 25% na mesma quantidade de anos. De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o Brasil, por exemplo, cresce sua frota circulante em média de 3,5% a cada 12 meses.

Gargalos - Os especialistas em trânsito argumentam que a malha viária de Niterói não foi projetada para suportar esse crescimento progressivo. Resultado: lentidão no trânsito, constantes congestionamentos e carros estacionados por toda a parte e de forma irregular.