quarta-feira, 6 de maio de 2009

EPIDEMIA? PANDEMIA? QUAL O DESTINO DA HUMANIDADE?

As Novas Doenças, Os Seres Vivos e O Planeta Terra.
A cada ano surgem novos virus da gripe ou mutações de virus existentes. A humanidade já sofreu com diversos tipos de epidemias, com milhares de perdas humanas e continua sofrendo num processo constante de ataques de doenças incontroláveis. As crises na saúde mundial demonstram a incapacidade do homem poder controlar as doenças geralmente produzidas por experiências mal sucedidas, falta de condições básicas de higiene e diversos fatores que afetam o meio ambiente e transformam a natureza pura e criativa de Deus como armas letais contra os seres vivos.
A questão do controle da saúde no planeta deve ser permanente e preventiva. Os governos muitas das vezes parecem não admitir a proliferação de virus na sociedade e quando admitem quase sempre informam a população que está controlada.
Hoje as pesquisas científicas com toda a tecnologia presente conseguem minimizar ou até em pouco tempo controlar a dissiminação de novos vírus.
A questão com a preocupação da saúde mundial ainda está condicionada as questões comerciais, o que impede muitas das vezes na rapidez do controle ou extermínio de alguma doença. Alguns laboratórios multinacionais por terem posse de patentes de certos medicamentos não permitem a produção em massa de remédios primordiais para o controle de certas doenças. È preciso estabelecer normas internacionais que obriguem os fornecedores desses medicamentos nos casos de epidemias e principalmente pandemias da liberação da produção por outros laboratórios.
Vemos o caso da gripe suína, chamada cientificamente de Gripe A, o medicamento disponível para a gripe é produzido por um laboratório que certamente não conseguirá dar conta da produção caso ocorra um pandemia. Para evitar que casos como o da gripe A não proliferem por todo o mundo, os governos internacionais precisam submeter esses laboratórios a liberação obrigatória da produção desses medicamentos pois a questão da saúde mundial é primordial para o mundo.
Mas como ainda vivemos num regime com excesso de consumismo, ainda com um capitalismo em fase de mutação, existem muitos obstáculos que impedem manobras imediatistas para a solução de diversos casos que afetam as populações.
Esperamos que o mundo consiga enxergar que todos nós somos importantes, sejamos ricos ou pobres, para que no futuro em que já estamos vivendo possamos realmente dar importância a duas principais figuras neste planeta: os seres vivos e o meio ambiente.
por Victor Hugo