quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Os Telhados Verdes - os jardins sobre os prédios, além de serem ecologicamente corretos, podem minimizar os custos com ar condicionado

 Recurso paisagistico pode transformar plantas em melhorias no equilibrio térmico dos prédios.

Instalado no ano 2000, telhado verde da prefeitura de Chicago é um dos mais famosos dos Estados Unidos.
Os telhados verdes estão cada vez mais sendo utilizados como recurso inovador, originado de técnicas de paisagismo, transforma a capacidade natural das plantas de absorver gás carbônico e reter calor em ferramenta que trabalha para diminuir a temperatura do ambiente, além de contribuir para a diminuição da poluição do ar nos arredores da construção.

Nos EUA, estudos feitos pela EPA (Enviromental Protection Agency), revelaram que num telhado convencional as temperaturas podem chegar a 76 graus, enquanto nos telhados verdes apresenta variações entre 33 e 48 graus.

Com a utilização dos telhados verdes, a vegetação cumpre o papel de proteção da laje, formando um escudo contra o calor do sol, principalmente nas regiões tropicais, reduzindo em até 30% a temperatura no interior do imóvel, já durante a estação do inverno o telhado verde funciona como isolante térmico impedindo que o calor interno seja liberado.
por Victor Hugo

.

ORIGEM DA PALAVRA TRABALHO

 O REAL SIGNIFICADO DA PALAVRA TRABALHO - A ORIGEM

A palavra "trabalho" tem sua origem no vocábulo latino "TRIPALIU" - denominação de um instrumento de tortura formado por três (tri) paus (paliu). Era um instrumento construido através de 03 paus fincados no solo formando um vértice, sendo que no topo dessa estrutura, ou seja, no vértice pessoas eram penduradas para sofrer todos os tipos de tortura. Desse modo, originalmente, "trabalhar" significa ser torturado no tripaliu.
 
Os torturados eram os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos. Assim, quem "trabalhava", naquele tempo, eram as pessoas destituídas de posses excluídas da sociedade.

A partir daí, essa idéia de trabalhar como ser torturado passou a dar entendimento não só ao fato de tortura em si, mas também, por extensão, às atividades físicas produtivas realizadas pelos trabalhadores em geral: camponeses, artesãos, agricultores, etc. Tal sentido foi de uso comum na Antigüidade e, com esse significado, atravessou quase toda a Idade Média.

Só no século XIV começou a ter o sentido genérico que hoje lhe atribuímos, qual seja, o de "aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim".
Com a especialização das atividades humanas, imposta pela evolução cultural da humanidade, a palavra trabalho tem hoje uma série de diferentes significados, de tal modo que o verbete, no Dicionário do "Aurélio", lhe dedica vinte acepções básicas e diversas expressões idiomáticas
fonte: De Mais, Domenico.

trabalho (tra-ba-lho) 

s. m.

Atividade física ou intelectual que visa a algum objetivo; labor, ocupação.

O produto dessa atividade; obra.
Esforço, empenho.
Fig. Preocupação, cuidado, aflição:

por Victor Hugo