sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Frase da semana.....

"Se governar fosse fácil, não seriam necessários espíritos iluminados."
( Bertold Brecht )

GABEIRA: "É A DEMOCRACIA QUE ESTÁ EM JOGO"

27/02/2009

Do Diário de Pernambuco:

O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) é um dos parlamentares que na próxima semana estarão à frente do movimento que pretende resgatar a moralidade e combater a corrupção no Congresso. Para ele, é importante manter o grupo unido, uma vez que a luta contra o que ele classifica de “profissionais em se esquivar”, é árdua. Nesta entrevista, Gabeira adianta que a pauta das discussões inclui temas como transparência e voto aberto.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

O senhor integra o movimento que está surgindo a partir da entrevista do senador Jarbas Vasconcelos à Veja e que terça-feira vai começar a mobilizar parlamentares em Brasília. O que estará em pauta?

O movimento não surgiu só a partir da entrevista de Jarbas. De vez em quando a gente se articula. Tivemos a CPI dos sanguessugas, tivemos várias coisas. Mas a reunião pode ser terça ou quarta porque é a volta (do feriadão do carnaval) ainda. Não sei se haverá tempo para uma articulação na terça. Vamos apresentar algumas idéias sobre o que fazer. Como somos minoria, temos que nos manter unidos e discutir basicamente a transparência. Porque a única maneira de combater a corrupção é obter avanços na questão da transparência. Estamos com uma luta que foi vencida parcialmente pelo voto aberto na Câmara dos Deputados. A gente conseguiu aprovar em primeiro turno mas precisamos trazer para o segundo turno também. Vamos colocar isso ainda como projeto para ver se conseguimos aprovar. Vamos discutir também o foro especialpara parlamentares em crimes que não sejam de palavras ou de voto. Vamos acompanhar todos os acontecimentos para tentar fazer com que a maioria seja mais controlada pela minoria.

Vai ter algum tipo de pressão contra a ‘janela’ que permitirá a volta da infidelidade partidária?

Isso aí não se discutiu não. Vamos ver se fazemos uma agenda com várias ideias. Mas essa aí ainda não foi colocada como elemento da agenda, não.

Mas é possível que entre na agenda?

É possível que alguns elementos de reforma política sejam colocados. Existe no Senado alguma coisa questionando os suplentes que não tem voto. O Senado é composto em grande parte por suplentes que não tiveram voto algum.

Como fazer para mobilizar a opinião pública para esse movimento?

Olha, espaço na opinião pública nunca foi problema. Desde que estas questões se colocaram conseguimos nos articular muito bem junto à opinião pública. O difícil é enfrentar a tática dos adversários. Porque eles esperam a opinião pública e o movimento, concedem alguma coisa e depois aguardam que passe a onda e anulam aquilo que concederam. O problema não é, pura e simplesmente, de obter uma pressão da opinião pública. O problema é como transformar o movimento numa pressão continuada. E que não se permita que eles se rearticulem e neguem todas as concessões que fizeram.

Então, a saída pode ser ganhar mais apoio de integrantes do Congresso, inclusive de governistas?

Não há nada contra a participação de pessoas ligadas ao governo. Não queremos nos comprometer com o governo, mas queremos todos que estiverem dispostos (a integrar o movimento). Porque o que está em jogo, na verdade, é o futuro do parlamento. É a própria a democracia. Se o fosso entre o parlamento e a opinião pública ficar muito profundo a própria democracia fica ameaçada.

Conseguir espaço para essa discussão, contra um governo que comanda Senado e Câmara, é uma luta árdua, não?

É, eles são muito profissionais em se esquivar.

Fonte: Diário de Pernambuco.

LÂMPADAS - ECONOMIA E ECOLOGIA

INCANDESCENTES X ECONÔMICAS

A utilização de lâmpadas fluorescentes compactas de alta eficiência, no lugar das tradicionais incandescentes, tem sem dúvida várias vantagens ambientais: com mesmo fluxo luminoso consomem até 80% menos. Além disto, duram cerca de 8 vezes mais em relação às incandescentes. Isto permite não somente uma consistente economia de energia na sua conta de energia elétrica, o que amortiza rapidamente o valor superior investido, mas também na redução do aquecimento global devido a sua baixa emissão de calor. A este propósito a entidade que agrupa a grande maioria dos fabricantes europeus de lâmpadas sustenta que a substituição das lâmpadas incandescentes até 2015 permitiria reduzir 23 milhões de toneladas de emissão de CO2 na Europa, além dos 7 bilhões de Euros.

FONTE: BEAR - Boletim de Energias Alternativas Renováveis

A HORA DO PLANETA

A HORA DO PLANETA
Ocidente e Oriente se unem na Hora do Planeta. O ato simbólico mundial de apelo contra o aquecimento global obteve respostas de todos os cantos do planeta. Um número recorde de 538 cidades e povoados de 75 países se comprometeram a apagar as luzes às 20h30 em 28 de março durante a Hora do Planeta 2009. Ícones do Oriente, como o Merlion de Cingapura, o show Sinfonia das Luzes, em Hong Kong, e a Nova Torre Mundial Hong Kong, em Xangai - irão se juntar a alguns dos monumentos mais famosos do Ocidente, entre eles a Torre Eiffel, em Paris (França), a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Grande Cassino MGM, em Las Vegas (EUA), durante o apagão de alerta contra o aquecimento global. Para participar acesse www.horadoplaneta.org.br (+) leia mais
Fonte: BEAR - Boletim de energias alternativas renováveis

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

PREFEITURA DE NATAL - MICARLA DE SOUSA LANÇA MISSÃO DA PREFEITURA DE NATAL

17/02/2009
Micarla de Sousa lança Missão da Prefeitura de Natal
Texto foi escrito após workshop com todos os secretários e substituirá a tradicional fotografia do gestor municipal.

"Servir com excelência, ética e eficiência, contando com servidores competentes e valorizados, primando todos pelo respeito ao cidadão e ao meio ambiente, contribuindo para fazer de Natal uma cidade cada vez mais humana, socialmente mais justa, solidária e sustentável, com a melhor qualidade de vida para toda a população". Essa é a Missão da prefeitura do Natal que a prefeita Micarla de Sousa lançará na próxima quarta-feira, às 15 horas, em solenidade no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), na Cidade da Esperança.A Missão substituirá a tradicional fotografia do gestor municipal, exposta nas secretarias da prefeitura. De acordo com o secretário municipal de Administração, Recursos Humanos e Previdência (Semad), Roberto Lima, será a primeira gestão na história do Rio Grande do Norte a usar um quadro contendo a missão da administração. "Estarei observando o desempenho de todos meus auxiliares em cada um dos seus setores. Natal me elegeu e eu os escolhi. Temos a obrigação de fazer essa cidade melhor, de realizar. E a missão nos guiará na nossa conduta e ação como gestores públicos para alcançarmos estes objetivos", destacou Micarla de Sousa.

Fotografia X Missão Roberto Lima explicou que a troca da fotografia pela missão, nos setores da prefeitura, quebra uma tradição que remonta ao tempo dos grandes reis da Europa medieval e moderna.Nos séculos XV, XVI, XVII os grandes pintores da época retratavam os soberanos e estes expunham os quadros em seus palácios, como culto a sua pessoa, como os monarcas Luís XV, na França, Dom Manoel e Dom José, em Portugal e Dom Pedro I e II no Brasil. A exposição da fotografia fomentou a tradição que se perpetua até os dias atuais em todo o mundo. Essa tradição também era observada na Idade Antiga, quando os faraós do Egito e os imperadores romanos contratavam os melhores escultores para reproduzirem estátuas monumentais, réplicas quase perfeitas de suas personalidades, chegando ao ponto de muitos se considerarem deuses. “Com a apresentação da Missão, a prefeita valorizará a administração pública de Natal e o cidadão, a quem devemos prestar contas de nossos serviços”, afirmou o secretário Roberto Lima. A Missão será exposta em molduras nos gabinetes das secretarias, além de bunners na entrada das sedes das pastas. “A população também deverá tomar conhecimento do nosso propósito como gestores”, destacou a prefeita.
Fonte: Site da Prefeita Micarla de Sousa do PV.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O CARNAVAL JÁ NÃO É MAIS O MESMO

Lembro-me muito bem dos carnavais passados, principalmente os das décadas de 70 e 80. Minha mãe levava eu e minha irmã para os bailes de carnaval, já que meu pai não gostava. Para bom entendedor, baile de carnaval era traduzido em praticamente 4 horas de pura marchinha. Os salões dos clubes eram enfeitados com temas carnavalescos, mesas com cadeiras e um belo palco com uma banda carnavalesca. Começava com Cidade Maravilhosa, passava por Jardineira e seguia com outras diversas e maravilhosas marchinhas de carnaval. Fui a muitos bailes de carnaval, ótimos e muito alegres por sinal,,,aqueles de família mesmo, mas não deixava de ter aqueles beijos ardentes, muitas paqueras e até casamentos. Acredito que carnaval é isso e com certeza não é a festa do mal, mas da liberdade das amarras do dia a dia. No carnaval de 1983 passei no Iate Clube de Rio das Ostras, uns dos últimos propriamente ditos, pois daí em diante os bailes foram diminuindo consideravelmente - e com certeza foi um dos melhores que passei. Tempos depois, na década de 90 retornei e tentei frequentar o baile de carnaval que já não mais existia. Encontrei uma cidade lotada, deteriorada e que ao invés dos blocos maravilhosos que por ali passavam, haviam carros com os porta-malas abertos esbravejando funk. Muita confusão, gente atropelando umas as outras, xingações e até tiroteios. Uma lástima ver que aqueles "ingênuos" bailes e blocos de carnaval haviam realmente acabados.
Será que o autêntico carnaval de rua acabou? Que os jovens de hoje possam recriar e trazer de volta o puro e autêntico bom carnaval! E que Niterói também!
por Victor Hugo

NITEROI, CIDADE MODELO?

Será que Niterói tem alguma chance de ser tranformada em Cidade Modelo?
Será que a cidade de Niterói ainda é considerada a 4a melhor cidade em qualidade de vida?
Conhecendo bem diversas cidades e bairros do Rio de Janeiro, podemos sim constatar que a cidade de Niterói tem um diferencial mas ainda está longe de ser considerada modelo.
O blog do Victor Hugo - CIDADE MODELO, tem o objetivo de acolher propostas para promover idéias que possam trazer para as nossas cidades desenvolvimento para diversos setores que em diversos países tem funcionado muito bem.
Tivemos em janeiro a recusa de se aprovar a implantação das ciclovias em Niterói pelos vereadores da nossa cidade de Niterói, sendo alegado que a cidade não teria estrutura para recebê-las, mas vemos que em diversas cidades pelo mundo, com situação bem menos favoráveis a utilização das ciclovias e o incentivo constante para a ampliação e sua utilização.
As energias renováveis e geradas por fontes naturais como o sol e o vento poderiam ter um maior incentivo e aplicação nas cidades com menos de 500 mil habitantes. A utilização da energia Eólica vem sendo utilizada com ótimos resultados em diversas cidades em países europeus. As cidades do Brasil tem muitas facilidades para incentivar o uso dessas energias, pois a presença do sol é constante e os ventos são extremamentes favoráveis. A cidade de Niterói é um berço esplendido para implantação dessas energias e o que falta mesmo é um pouco de boa vontade. Cheguei a montar um pequeno dossiê com algumas propostas para a implantação de alguns projetos para o maior entrosamento e desenvolvimento da cidade de Niterói. A princípio posso dizer que o atual prefeito Jorge Roberto Silveira se mostrou muito receptivo em promover grandes mudanças, ou melhor, melhorias para a cidade de Niterói. É lógico e evidente que qualquer prefeitura esbarra sempre com os obstáculos políticos e economicos, o que realmente prejudica e torna lento qualquer processo de implantação de novos projetos ou atitudes que protejam o meio ambiente.
O que mais me deixa frustado nas cidades são os centros. Quando circulo pelo centro de Niterói, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e diversos centros de outras cidades, vejo os pontos de maior abondono. Nos centros é que se encontram o maior número de problemas e dificuldades, apesar de serem locais de maiores recursos. Os centros geralmente são muito sujos, muitos ambulantes, fiação aparente, prédios mal conservados e deteriorados, os preservados pelo patrimônio histórico ainda em pior estado de conservação, terminais rodoviários em estado precário com aspecto muito ruim. Qualquer cidadão pode comprovar a situação dos centros das cidades. E por que os centros tem que ser assim? Por que não ser centros com boa estrutura, boa conservação, limpeza impecável, fiação subterrânea e todos os atributos que um bom centro de cidade pode e deve ter.
Vamos ver qual o prefeito terá como missão de transformar o centro da sua cidade como Centro de Cidade Modelo!
por Victor Hugo