sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O que é AQUECIMENTO GLOBAL e Protocolo de KYOTO?

O termo aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século. Se este aumento se deve a causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas, embora muitos meteorologistas e climatólogos tenham recentemente afirmado publicamente que consideram provado que a ação humana realmente está influenciando na ocorrência do fenômeno.
O IPCC (Painel Intergovernamental para as mudanças climáticas) diz que a maioria do aquecimento observado durante os últimos 50 anos se deve muito provavelmente a um aumento do efeito estufa causado pelo aumento nas concentrações de gases estufa.
Modelos climáticos referenciados pelo IPCC projetam temperaturas globais de superfícies aumentarão de 1,1 a 6,4oC, entre os anos de 1990 a 2100.
Com o aumento de temperatura global, que podem variar de região para região, pode causar alterações com o aumento considerável do nível do mar, resultando em enchentes e secas, recuo glacial (degelo das calotas polares, que já vem ocorrendo assustadoramente), vazão reduzida dos rios na estação do verão, extinção de várias espécies e aumento de vetores de doenças.
A maioria dos governos nacionais assinou e ratificou o Protocolo de Kyoto, que visa o combate a emissão de gases estufa. Vale ressaltar que os EUA e a Austrália se recusaram a ratificar o protocolo, alegando que a redução das emissões comprometeria suas economias.
Países em desenvolvimento, como Brasil, Índia e China, não têm metas obrigatórias, embora sejam reconhecidos atualmente como grandes emissores. O Brasil, por exemplo, é o quarto maior emissor de gases estufa do planeta devido às queimadas na floresta amazônica.
Embora tenha sido uma importante iniciativa, o protocolo de Kyoto se mostra insuficiente hoje em dia frente ao tamanho do problema do Aquecimento Global. Passaram-se dez anos desde que o acordo foi firmado, mas o que vemos atualmente são ações ainda muito tímidas e uma grande resistência em se estabelecer metas mais ousadas.
Fonte: Climatempo
por Victor Hugo

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O ABSURDO DA PROPOSTA DA REFORMA AGRÁRIA

O governo Lula anuncia que modificará o critério de aferição de produtividade das terras e permitir a reforma agrária. Segundo José Batista de Oliveira, membro da coordenação nacional do MST, o critério atual do INCRA torna praticamente impossível considerar que uma terra é improdutiva e, assim, usá-la para reforma agrária.

O Presidente Lula tinha prometido em 2005 ao MST alterar o critério de aferição INCRA, mas a pressão dos ruralistas no Congresso vem impondo as alterações, além de realizarem diversas passeatas, invasões a varios prédios públicos e confusões nos centros urbanos.

O critério vai obrigatoriamente pressionar a produção agrícola em dobrar a produção atual, o que vai sacrificar e muito, pequenos e médios produtores que já encontram dificuldades para manter a atual produção.

Não podemos aceitar que sejam impostas leis que obriguem os donos de terras que mantém produtividade com grandes dificuldades de arcar com as despesas. O próprio governo pouco faz para contribuir com apoio logístico a esses pequenos e médios produtores.

O Brasil precisa realmente manter a sua produção estável, mais obrigar os produtores agrícolas a ampliar as áreas de plantação sem apoio financeiro e logístico é uma ditadura disfarçada.

Os militantes do MST podem ter outra maneira de obter terras, principalmente as do próprio governo federal que estão espalhadas e sem uso. O governo poderia sim criar uma lei que disponha do incentivo fiscal para replantio de áreas devastadas e sem utilização, seja para plantio ou pasto, com o possível aproveitamento da mão de obra dos integrantes do MST, já que entendemos que são reais interlocutores da questões agrárias. Desse modo,sim, o governo estaria contribuindo para o meio ambiente e a manutenção de trabalho no meio rural.

Sendo aprovada essa medida, o atual governo estará regredindo muitos e muitos anos, além de relembrar velhos atos da ditadura.

por Victor Hugo


CAMPANHA BRASIL NO CLIMA - 27 DE SETEMBRO 2009

Observe como está a situação do degelo no Ártico.....Emergência Climática

Foi reiterada a importância da campanha de mobilização Brasil no Clima, que deverá conscientizar a população brasileira em relação ao papel extraordinariamente importante de nosso país na Conferência de Copenhagen, de 7 e 21 de dezembro, e da necessidade do Brasil assumir metas audazes de redução de suas emissões de carbono e metano, tanto nas queimadas na Amazônia quando nas fontes energéticas, vazadouros de lixo e agropecuária.

A campanha Brasil no Clima será relançada com a presença de Marina, no Rio de Janeiro, no domingo 27 de setembro, numa caminhada pela orla marítima.
Fonte: sirkis.com.br
por Victor Hugo