sábado, 29 de agosto de 2009

Porque DIREITA, CENTRO E ESQUERDA POLÍTICA


As designações políticas, direita, centro e esquerda surgem na Assembléia Constituinte de 21 de setembro 1792 na França, a convenção eleita pelo sufrágio universal tinha por objetivo redigir uma nova constituição da República Francesa, pondo fim a toda idéia de monarquia em proveito de um sistema político muito semelhante ao que acabava de ser instituído nos Estados Unidos.
Não havia consenso na assembléia, onde se distinguiam três grandes tendências: os girondinos, os montanheses e a planície. Os girondino tomavam assento à direita, eles desejavam consolidar as conquistas burguesas, estancar a revolução e evitar a radicalização. Ao centro, a planície ou pantâno, burgueses sem definição política definitiva, eram uns "maria vai com as outras". Os montanheses que sentavam-se a esquerda da assembléia, eram apegados a discussões acaloradas, fieis a suas idéias beiravam quase ao radicalismo, não eram tão numerosos, ganharam este apelido pelo fato de que nas reuniões precedentes tomavam assento sobre os bancos mais elevados e a esquerda sempre, seus líderes mais destacados foram Robespierre, Danton, Marat, Saint Just e Desmoulins. Defendiam o aprofundamento da Revolução Francesa e diziam que a França não estava segura enquanto o rei destituido Luís de Capeto não fosse julgado. Do lado do rei destituido estavam os girondinos que queriam conserva-lo por mais tempo e eram contrários aos excessos populares e a "ditadura" exercida pela comuna de Paris, primeiro governo operário da história, fundado em 1871 na capital francesa que contava com apoio dos montanheses, aqueles que se sentavam à esquerda sempre nas convenções.Fonte: Wikipédia
por Victor Hugo

A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS PARA O NOSSO PLANETA

VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR NA IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS PARA O NOSSO PLANETA?



PARA AVALIARMOS O REAL PAPEL ECOLÓGICO
DESTES ANIMAIS, VAMOS ANALISAR A SEGUINTE SITUAÇÃO:


SE POR ACASO AS ABELHAS SUMISSEM DO NOSSO PLANETA O QUE ACONTECERIA?
Certamente, os seres vivos, principalmente os seres humanos sofreriam com prováveis perdas dos recursos naturais.
QUAIS OS REFLEXOS PARA O AMBIENTE SE AS ABELHAS REALMENTE DESAPARECEREM?

A falta do recurso natural da polinização dificultaria os processos naturais.
SERIA EXAGERO DIZER QUE NOSSA PRÓPRIA EXISTÊNCIA PODE ESTAR EM RISCO SE ISSO ACONTECER? Não seria exagero, pois muitos seres vivos dependentes de diversos recursos naturais teriam dificuldade de alimentação devido a falta da polinização praticada pelas abelhas.

Como vimos, a situação é preocupante e pode se tornar ainda mais séria se nada for feito...

SE O PROBLEMA NÃO INCOMODAR NOSSA CONSCIÊNCIA,
TALVEZ INCOMODE NOSSO BOLSO!



POLINIZAÇÃO

Conhecendo mais detalhes sobre este importante mecanismo natural.
REPRODUÇÃO DAS PLANTAS COM FLORES - As abelhas e as flores
Insetos e plantas com flores estão na Terra a mais de 150 milhões de anos, e desde então, criou-se uma rede de dependência tão forte entre estes seres que um não pode viver sem o outro.
Fonte: Blog de biologia e Ciências.
Por Victor Hugo

Satélites da Nasa revelam enorme redução de camada de gelo do Ártico

A camada de gelo que cobre a região ártica diminuiu de forma considerável entre os invernos de 2004 e 2008 e foi substituída por gelo temporário muito mais fino, segundo as últimas imagens obtidas pelos satélites da Nasa, a agência espacial americana.
Satélites da Nasa revelam enorme redução de camada de gelo do Ártico




Fonte: NASA/JLP

Nas imagens acima feitas pelo satélite da Nasa, fica evidente a redução dramática no gelo do Ártico entre o inverno de 2005 e 2008. A área em branco representa camadas de gelo de 4 a 5 metros de espessura, enquanto os pedaços em azul escuro indicam de 0 a 1 metro. Segundo pesquisadores, a diminuição começou em 2004
Esta é mais uma prova da rápida transformação que está ocorrendo na camada de gelo que cobre o Ártico", diz o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, em inglês) da Nasa em comunicado.
Segundo estudos científicos, essa transformação foi causada pelo aumento das temperaturas atmosféricas no mundo todo e cujos resultados são evidentes também nas geleiras da Groenlândia e da Antártida.
Em um relatório divulgado pela revista "Journal of Geophysical Research: Oceans", cientistas da Nasa e da Universidade de Seattle disseram ter usado dados dos satélites para calcular o volume e a grossura do gelo ártico.
De acordo com essas medições, a camada de gelo diminuiu cerca de 17 centímetros por ano, o que somou um total de 68 centímetros nos quatro invernos.
Por outra parte, a superfície total coberta pelo chamado "gelo eterno" ou que sobreviveu por vários verões caiu 42%.
Geralmente, o gelo formado apenas no inverno chega a uma altura de dois metros. O que sobrevive vários anos tem uma média de três metros.
Segundo os últimos estudos, o gelo do inverno não foi suficiente para compensar a perda natural que ocorre no verão. Essa situação leva a um maior aquecimento dos oceanos e a um conseguinte degelo polar, o que agrava a situação.
De acordo com o comunicado do JPL, entre 2004 e 2008, a cobertura de gelo ártico diminuiu em 1,54 milhão de quilômetros quadrados, uma área equivalente à do estado americano do Alasca.
Segundo Ron Kwok, cientista do JPL, a restituição virtualmente nula do gelo durante vários anos, junto com o desprendimento de grandes volumes após os verões de 2005 e 2007, teve uma grande influência na perda do volume do gelo ártico.
"Nossos dados ajudarão os cientistas a compreender a rapidez com que o volume do gelo ártico está diminuindo e em quanto tempo poderemos ver um verão quase sem gelo", acrescentou.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PARQUES EÓLICOS - PRAIA DE PRAJURU - CEARÁ


No dia 20 de agosto de 2009 será inaugurado, o primeiro da série de três parques eólicos de praia de Prajuru, fica no Ceará 100 km de Fortaleza, os outros parques serão construídos em Aracajú. Esses parques terão capacidade de produzir cerca de 99,6 MW, e requerem investimento aproximado de R$ 550 milhões. Outros parques estão sendo elaborados e terão potencia de 217 MW, serão instalados em Santa Catarina e fazem parte do programa do Proinfa - Programa de Incentivo a Fontes Alternativas de Energia Elétrica, criado pelo Governo Federal em 2002, e coordenado pelo Ministério das Minas e Energia. Por enquanto, o Brasil produz menos de 500 MW por ano.
O Brasil ainda está engatinhando quando se fala em energias alternativas, mas podemos dizer que já é um começo. A energia eólica ainda está em desenvolvimento e tem obtido ótimos resultados, mas isso não quer dizer que é uma solução definitiva de geração de energia. Existem projetos que vem sendo estudados para aperfeiçoamento de energias geradas pela ação do vento.
Fonte: Biotav.
Por Victor Hugo

Aerogeradores do Bahrain World Trade Center

Aerogeradores do Bahrain World Trade Center

13 11 2007

As três turbinas eólicas do “Bahrain World Trade Center” :

Esta e a primeira vez que um edifício integra turbinas eólicas desta dimensão para aproveitar a energia do vento. As três turbinas medem 29 metros de diâmetro e são suportadas por pontes que unem as duas torres do complexo. Através da sua posição e design aerodinâmico único das torres, a brisa do Golfo é canalizada directamente para a zona das turbinas, ajudando a criar uma enorme eficiência energética.

As turbinas deverão gerar aproximadamente 11-15% de toda a energia consumida pelo edifício, ou seja, de 1100 a 1300 megawatt/hora, energia suficiente para abastecer 300 casas durante um ano.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

"PARQUE" EÓLICO NAS AUTO-ESTRADAS


Está aí uma idéia de ocupação de espaços nas auto estradas. Funcionam como árvores artificiais para geração de energia.
por Victor Hugo