terça-feira, 20 de maio de 2008

CICLOVIAS E BICICLETAS PÚBLICAS

O governador Sérgio Cabral deu o primeiro passo para implantação das bicicletas públicas utilizadas em Paris (França). Acreditamos que a utilização de meios de transportes sem utilização de combustíveis, principalmente os poluentes, será o grande passo para a humanidade. A utilização globalizada de bicicletas podem gerar uma redução considerável da poluição do ar e sonora. Temos que incentivar com todas as forças atitudes que visam melhorar a qualidade de vida do cidadão. Precisamos criar meios que obriguem as administrações públicas, a construirem traçados urbanos para utilização das bicicletas. As ciclovias são primordiais não somente para divertimento da população elitizada, mas para todas as comunidades que precisam se locomover para o trabalho, compras, levar os filhos para o colégio e todas as atividades diárias do cidadão.
Cada cidadão é responsável por sua cidade, e todos devemos exigir das autoridades públicas o imediatismo das ações que visam melhorar a qualidade de vida.
Então, governadores e prefeitos comecem a grande campanha pela ciclovia do cidadão. Os países de "1o mundo" já adotaram e é um grande sucesso, pois BICICLETA = SAÚDE + PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE!
escrito por Victor Hugo

ESTADO DO RIO DE JANEIRO TERÁ BICICLETAS PÚBLICAS


19/05/2008 17h41
Estado terá bicicletas públicas

Matéria enviada por Valéria Blanc

Paris - Inspirado na experiência francesa, o governador Sérgio Cabral anunciou nesta segunda-feira, 19/05, em Paris – onde está em missão oficial para atrair novos investimentos para o Rio de Janeiro –, que lançará no estado, ainda este ano, um programa público semelhante ao das ciclovias da cidade francesa, conhecido como Velib. O piloto será com cem bicicletas, em Niterói, onde a empresa Clear Channel venceu licitação da Prefeitura para operação do mobiliário urbano, que inclui também bicicletas. O primeiro trecho será o que ligará a Estação das Barcas, no Centro, ao prédio da Universidade Federal Fluminense (UFF), no bairro de São Domingos. Cabral, no entanto, estimulará a expansão do projeto para toda a Região Metropolitana e a Baixada Fluminense. Ele tratou do assunto em audiência com o prefeito de Paris, Bertrand Delanoë.

– O sistema é extraordinário. Não é poluente, estimula a saúde com a prática de exercícios físicos e é amigável ao bolso do mais pobre – disse Cabral, que deu uma volta na bicicleta pública parisiense ao redor do prédio da Prefeitura.

Segundo o governador, tanto o Estado pode entrar na licitação junto com as prefeituras ou poderá participar como agente que vai estimular o uso das bicicletas como meio de transporte.

– A idéia é integrar cada vez mais os modais de transportes.

O plano, de acordo com Cabral, é integrar as linhas de bicicletas às barcas, ao metrô e aos trens. Ele destacou que a iniciativa, além de boa para o bolso do trabalhador e para o meio ambiente, tende a melhorar o trânsito.

Perguntado sobre como garantir que as bicicletas não seriam roubadas, o governador informou que elas terão sistema de GPS.

– Quem usa, tem que se identificar. Mas teremos que estudar todos os meios que possam garantir maior segurança. Ouviremos os especialistas da área.

O secretário de Transportes, Júlio Lopes, integrante da comitiva do governador em Paris, disse que o Estado usará verba do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para dragagem do Rio Sarapuí para retirar casas de área de risco e pôr no local uma ciclovia de integração com a Baixada Fluminense.

Em Paris, a empresa JCDecaux venceu a licitação da prefeitura e opera 20.500 bicicletas na cidade, desde julho de 2007, para mais de mil destinos. O interessado usa cartões que, anualmente, custam 29 euros por pessoa.

A "RESSURREIÇÃO" da CPMF

O governo novamente vem tentando criar artifícios para mascarar a "ressurreição" da "CPMF". Todos sabemos que a CPMF foi derrubada por não ser destinada...nunca foi...para a SAÚDE, e agora estão tentando contar a mesma estória de sempre que a "nova" CPMF será destinada exclusivamente para a área da SAÚDE com os ínfimos 0,08% ..inicialmente...que certamente meses após aprovado o imposto, retornarão aos 0,38% pretendidos pelo governo. Acreditamos que todo o cidadão brasileiro quer ajudar contribuindo para melhoria de certos setores principalmente a saúde, educação e segurança, mas o governo já vem sendo muito bem abastecido com os altíssimos impostos pagos por todos os cidadãos, principalmente pela classe média que vem sofrendo bastante de ter que carregar toda a sociedade, principalmente dos que mais ganham com o povo brasileiro. O governo deve sim, recuperar dos que devem aos cofres públicos tomando medidas de negociação para regularizar a situação. O povo já não aguenta mais tantos impostos, e a cada tropeço, o governo sempre acha o caminho mais fácil...o povo!
escrito por Victor Hugo.