segunda-feira, 19 de julho de 2010

A POLÍTICA DE "CARA NOVA"

A Política de "Cara Nova"

Chegamos no momento da eclosão da disputa no cenário político brasileiro.  Muitos candidatos a Deputados Estaduais, Federais, Governadores, Senadores e Presidentes da República estão disputando vagas para representar cada cidadão brasileiro em seus respectivos Estados.  Ao mesmo tempo a Ficha Limpa foi aprovada, e segue meio incógnita se realmente está sendo aplicada.  Alguns partidos anteciparam a ficha limpa repudiando candidatos com pendências na justiça e mal conduta moral e ética.  Muitos não acreditam que a Ficha Limpa realmente possa filtrar os candidatos sujos na vida pública, pois o que mais é noticiado são políticos corruptos, milicianos, aproveitadores e com mal-caratismo. É lógico e evidente que no meio dessa podridão "política" existem pessoas (candidatos) idôneos, capacitados e de bom carater, mas no modo geral, contamos nos dedos. 
Por que isso acontece? Por que o número de maus elementos que agregam a política é muito maior que os que tem boa intenção, além da capacidade, da ética e moral?  Por que no momento que o candidato é eleito, pode ser tornar alvo fácil das "ondas" politiqueiras dos políticos mais velhos e calejados?
Não estou querendo depreciar a imagem dos políticos, pelo contrário, quero mostrar que é possível alterar a panorâmica dessa imagem, até porque estou envolvido nela.
A resposta pode ser muito simples e ao mesmo tempo complexa. 
Grande parte da população facilmente se torna fã de algum artista, músico, jogador de futebol ou modelo de passarela, e muitos gostariam de se tornar um deles. Quem não gostaria de ser famoso?  Está certo que muitos que conseguem entrar no meio artístico podem ou não ser de boa índole ou ter capacidade.   As pessoas gostam de acompanhar os artistas e atletas como ídolos, mesmo sem saber ou dar valor a índole dos mesmos.  Quando um artista ou atleta tem problemas com a justiça, o fãs ficam espantados, mas boa parte chega a sentir pena ou repúdio.  Os pais artistas ou atletas geralmente levam os seus filhos sob os braços para seguirem a carreira, sendo que poucos conseguem ter a mesma performance que os pais, e alguns conseguem até superá-los. 
Só que na TV, nos palcos, nos campos de futebol e nas quadras a visibilidade é fácil e grande, e tem que mostrar serviço e pelo menos atuar com a expectativa do público que segue.  Os ruins acabam saindo de cena ou ficam na "geladeira".
No caso da política, o Brasil sofreu muitas mudanças e passou por uma "necrópsia" política com problemas sérios de corrupção, acordos pessoais e familiares, desvios de verbas públicas, falta de controle de gastos públicos, nepotismo e inúmeras outras situações que desgastaram a imagem dos políticos.  Os que se interessavam em seguir na vida pública, ou melhor, vida política, geralmente eram aqueles que tinham um modo de vida duvidoso, tinham o dom da palavra, não tinham profissão, aproveitadores, articuladores, e pseudos solidários, isto porque o cidadão comum, inteligente, capacitado e idôneo não queria ou gostava de se envolver com política.   O que se mais ouvia na década de 80 que política era chato de acompanhar, muitos não queriam nem discutir e achavam que todos os políticos eram "farinha do mesmo saco". 
Na época, por vir de uma formação política paterna (mas que não foi candidato a nada politicamente, somente gostava de política) passei a observar, discutir e seguir os assuntos políticos.  Muitos amigos desconversavam, e argumentavam a mesma coisa de sempre, mas no final tinham que suportar o eleito, votando ou não, tinham que aturar aquele representante, que seria o porta voz de seus desejos, necessidades ou de únicamente "nada".
Com esse desinteresse geral, acumulou-se nos plenários a casca da madeira podre, que quando se bate, desmancha-se.
Hoje, na vida pública, a política está mais transparente e o cidadão está mais conectado, graças a TV, os jornais e a internet.  As mulheres estão presentes na política, já conversam, dão idéias, criticam, lutam e participam.  Os jovens com aquela experiência "neófita" e pura, surgem para a nova vida, indagam, esperneiam, botam o dedo na ferida.   Nós os homens mais velhos, calejados, perturbados, cansados da falta de lisura, estamos mudando, sendo mais perfeccionistas, mais exigentes, mais íntegros, mais flexíveis, mais justos, mais humanos.
Então o que precisamos fazer para mudar o cenário político? Como tornar imagem do político uma imagem do bem? Seria como uma água suja numa piscina, quanto mais enchemos com água limpa, a água suja vai transbordando e saindo, tornando aos poucos clara.  É um processo demorado com certeza, mas funciona, sempre funciona.  É como a nossa mente, se pensamos em boas coisas, conseguimos coisas boas, se pensamos em más, o que poderemos ter de volta?  Se gosta de política, participe plenamente. Se não gosta, acompanhe e vote no melhor representante. 
Seu Voto é a sua contribuição, sua assinatura para tudo que vier a ser realizado ou não na sua Cidade, seu Bairro e seu País. 
Vote e torne sua cidade mais próspera. Sua cidade precisa de você.
por Victor Hugo