segunda-feira, 24 de março de 2008

DENGUE NO RIO DE JANEIRO

Mortes por dengue no Rio estão acima do padrão da OMS, diz Temporão

Ministro da Saúde anunciou abertura de 660 pontos de tratamento de dengue. MInistério vai convocar 661 profissionais para ajudar durante a epidemia.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou uma série de medidas para melhorar o atendimento médico aos pacientes com suspeita de dengue em reunião no fim da manhã desta segunda-feira (24), no prédio do Ministério da Saúde, no Centro do Rio.

Temporão ressaltou que a situação no Rio é grave e que precisa ser tratada de forma integrada. O ministro se disse angustiado com o índice de letalidade da doença na cidade, que está em torno de 5% dos pacientes infectados, quando o índice considerado normal pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 1%.

O ministro anunciou também a criação de 660 pontos de atendimento ambulatorial para a hidratação, que serão instaladas em tendas montadas em pontos estratégicos para combater a doença ou junto aos hospitais gerais do Rio. Três tendas com 240 pontos de atendimento serão inauguradas na tarde desta segunda-feira.


Pacientes de dengue vão ter cartões

O ministro também afirmou que, além dos 104 leitos em enfermarias abertos nos seis hospitais gerais do Rio, serão abertos mais 119 leitos, sendo que 32 deles serão destinados a UTI. Para a assistência nessas vagas extras, o ministério vai convocar, através dos jornais, nesta terça-feira, 661 profissionais da área de saúde.

"Também vamos distribuir cartões para todos os pacientes de dengue para que os médicos possam acompanhar a evolução da doença. Neste cartões estarão os exames, resultados, diagnósticos dados ao paciente", explicou Temporão.

O ministro espera que até o mês que vem, com as medidas emergenciais que estão sendo adotadas, haja uma regressão do número de doentes no Rio. No entanto, ressaltou que nenhuma medida será realmente eficaz se não houver investimento na rede de tratamento primário de saúde.
Fonte: Revista Época