quinta-feira, 10 de abril de 2008

SALVEM O JEQUITIBÁ EM PERNAMBUCO

05/03/2008
O sumiço do jequitibá

Escreve o Marco Bahé, colaborador da Época, em seu blog Acerto de Contas:

“O jequitibá está extinto em Pernambuco. Era a maior de todas as árvores de nossa Mata Atlântica (vejam nas fotos acima e abaixo) e uma das maiores da flora brasileira. Em tupi-guarani, seu nome significa ‘gigante da floresta’. Podia chegar aos 60 metros de altura, o equivalente a um edifício de 20 andares. Os índios usavam suas toras para construir canoas velozes e resistentes pela qualidade de sua madeira. O homem branco usou mais do que devia, em móveis e construções. O último registro oficial de um Jequitibá em Pernambuco foi em 1952, pelo botânico italiano Adolpho Ducke. Como se passaram mais de 50 anos, a árvore pode ser considerada extinta no estado.”

Por: Alexandre Mansur

GARRAFAS PLÁSTICAS

Quantas garrafas plásticas você vê?



A imagem acima faz parte de uma exposição do artista Christ Jordan. Ao vivo e a cores, ela mede 1,5 metro de altura por 3 metros de comprimento. Mostra 2 milhões de garrafas plásticas amontoadas – a mesma quantia descartada pela população americana em apenas cinco minutos.

O blog Geekologie traz outras imagens impressionantes da mostra. Confiram as fotos:

** da montanha de 60 mil sacolas plásticas jogadas fora a cada 5 segundos nos Estados Unidos
** do mar de 426 mil celulares aposentados todos os dias pelos americanos
Por:Marcela Buscato

A PRAIA NÃO SE LIMPA SOZINHA

07/04/2008
A praia não se limpa sozinha



O verão acabou e é hora de limpar a casa, ou no caso, as praias. Essa é idéia do Valeu Praia, uma ação da ONG internacional Surfrider Foundation. Desde 2002, ela promove a limpeza das areais para chamar a atenção para o lixo que afeta o ecossistema costeiro, a saúde publica e o lazer da população.

No sábado, dia 29 de março, a equipe da ONG e cerca de mil voluntários foram a praias do Rio de Janeiro para conscientizar banhistas distribuindo sacos de lixo e para coletar o que chamam de “microlixo”: canudos, tampas plásticas e bitucas de cigarro. Esse tipo de lixo costuma ficar enterrado na areia facilmente. Fica fora da vista dos garis. Em São Paulo, Ceará, Bahia e Amapá, ONGs e associações de surfistas também fizeram o mutirões locais.

Quase uma tonelada de lixo foi recolhida pelo litoral do Brasil. Só nas praias cariocas foram 745 quilos. Tudo foi separado e encaminhado para a reciclagem. Alguns itens inusitados mostram como a praia pode se confundir com um lixão: foram achados uma tampa de privada, um controle remoto, dois sutiãs e uma lata com dois litros de tinta dentro.

Segundo a Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro, são recolhidos em média 270 toneladas mensais nas praias do Arpoador, Ipanema, Leblon e São Conrado e 389 toneladas na Barra da Tijuca. A companhia estima em 1,5 milhão o número de freqüentadores na orla carioca por fim de semana.

Roberto Vámos, presidente da Surfrider no Brasil, diz que a intenção é transformar a data em um Dia Nacional de Limpeza das Praias, para que este assunto seja constantemente lembrado. “A praia mais limpa é a que menos se suja”, ele diz.

O Valeu Praia acontece em várias praias ao redor do mundo, onde a Surfrider atua, como Estados Unidos, França e Japão, sempre ao final do verão de cada país, de acordo com o hemisfério. O objetivo da ação vai além da educação ambiental. Com a coleta é possível comparar a quantidade e o perfil do lixo encontrado em diferentes praias e assim, aperfeiçoar as políticas de conscientização e proteção dos oceanos de todo o planeta.

(Thais Ferreira)

DENGUE

Perda com dengue é de R$ 100 milhões
A queda de 20% nas reservas de hotéis por causa da epidemia de dengue no Rio não é o único dado negativo para a cidade. A Associação Brasileira de Agências de Viagens detectou também uma redução de 30% na venda de passagens aéreas tanto internacionais quanto domésticas tendo a capital fluminense como destino. O prejuízo com os cancelamentos gira em torno de R$ 100 milhões. Muitos dos 99 médicos de outros Estados que ajudam no combate à doença queixam-se da falta de organização das autoridades. Há quem nem sequer tenha começado a trabalhar.
Cidade A7 e A10
Douglas Shineider
Fonte: JB online

COMBATE À PEDOFILIA ABRE SIGILO DO ORKUT

Combate à pedofilia abre sigilo do Orkut
A CPI do Senado que investiga crimes de pedofilia aprovou requerimento quebrando o sigilo de 3.261 álbuns privados do site de relacionamentos Orkut. O provedor Google Brasil deverá fornecer os dados dos clientes até o dia 23. O escultor de areia Ivan Carlos Souza Santos, 41 anos, e seu ajudante José Marcílio de Oliveira Barros, 24, foram presos na Praia de Copacabana sob acusação de aliciarem menores para programas com turistas.
País A6 e Cidade A16
Fonte: JB online

GABEIRA

Fernando Gabeira: “o Rio tem futuro”

Ele propõe moralizar a gestão da Prefeitura, acabar com os enclaves armados do narcotráfico e atrair grandes investimentos turísticos. Planeja até afundar navios para criar locais de mergulho. “O motivo de minha candidatura é ajudar o carioca a resgatar sua auto-estima. Quero arregimentar o que há de melhor em cada um de nós”.

Por Silvio Caccia Bava