sábado, 31 de julho de 2010

Politicamente e naturalmente correto

Politicamente e naturalmente correto, Fernando Guida, vem a cada dia buscando na Sustentabilidade a sua plataforma política, ética e moral na Sociedade Carioca. Atualmente, Guida vem atuando com coerência, competência e naturalidade em vários projetos sustentáveis na Cidade de Niteroi/RJ. 
O Guida é um cara, simples, gosta de participar de tudo, além de ter muita carisma com todos.  Além da sua seriedade e postura política, Guida vem mostrando sua capacidade de fazer amigos e trazer para a sociedade muitos bons projetos sustentáveis.  Grande conhecedor das questões ambientais, urbanisticas e sociais das cidades, Guida já viajou para muitos lugares e atestou como é importante nos dias de hoje que as cidades sejam sustentáveis.  Hoje precisamos de pessoas comprometidas com o meio ambiente, e Guida é um deles.  Qualquer projeto social, urbanístico, seja na área da saúde, educação ou segurança, tem e deve ser ligado as condições ambientais das cidades e definitivamente sustentáveis.  Guida foi um dos primeiros administradores que criou e assumiu uma Secretaria de Sustentabilidade, que atualmente funciona na cidade de Niterói.
Tenho a obrigação de alertar que todas as cidades do Brasil necessitam prioritariamente da sustentabilidade em todos os setores administrativos e produtivos para melhores condições e desempenho das cidades. 
Você que está na sua cidade procure dar seu voto de confiança em candidatos a deputado estadual, federal, governador, senador e presidente que estejam comprometidos com o meio ambiente e projetos sustentáveis. 
Hoje não temos mais tempo para perder, e o Planeta depende das nossas atitudes para melhores condições de vida e maior harmonia dos seres e o planeta.
Vote certo e faça o melhor para a sua cidade e sua vida.
por Victor Hugo

Abaixo segue a biografia de Fernando Guida (Niteroi/RJ)- PV 43.456 - Dep.Estadual.



LUIZ FERNANDO FELIPPE GUIDA, 53, é consultor, economista, professor (inglês e economia), radialista e apresentador de tv, articulista, palestrante e tem formação em Auditoria Ambiental (UERJ/EARA) e Educação em Área Semi-Rural (Israel).
É secretário-executivo do SIMAAS-Sistema de Integração Municipal América Área Sul e presidente da Assembléia Constituinte da ACTA21-Agência de Cooperação Territórios e Agenda 21.
Foi presidente do Conselho Curador do Depto. de Parques e Jardins da Cidade do Rio de Janeiro, RJ.
Em Niterói (RJ) foi vereador, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e do Consumidor, relator geral da Lei Orgânica Municipal, coordenador da Agenda 21 Local, secretário do Meio Ambiente, secretário de Urbanismo, Meio Ambiente e Controle Urbano, secretario regional de Icaraí, administrador regional de Itaipu, secretário de Relações Institucionais, secretário regional do Centro e, até o final de março de 2010, secretário de Sustentabilidade.
Foi presidente do Conselho Deliberativo da Rede Brasileira de Informação Ambiental-REBIA, articulista, colaborador ou conselheiro editorial em diversos jornais municipais, regionais e nacionais, entre os quais o Estado de Minas, o Jornal do Brail, a Gazeta Mercantil, o Jornal do Meio Ambiente e a Revista Itália Nossa.
Escreve semanalmente para “O Diário de Teresópolis” (www.odiariodeteresopolis.com.br) e é colaborador do Jornal A Travessa, de Niterói.
Experiência Complementar
- Presidente da Associação de Moradores de Icaraí (Niterói) – 1993/94;
- Fundador e Presidente do G-15 (Grupo dos Secretários de Meio Ambiente das Cidades da Bacia Contribuinte da Baía de Guanabara) – 1997/99;
- Vice-Presidente Regional da ANAMMA (Associação Nacional dos Municípios e Meio Ambiente) – 1999/2000;
- Colaborador dos jornais dos Sindicatos dos Bancários e Professores (RJ) – 1979/85
- Coordenador de seminários no Brasil, Chile, Argentina, Uruguai e Bolívia – desde 1977;
- Colaborador e palestrante do ICLEI-International Council for Local Environmental Iniciatives, para os temas: Desenvolvimento Local Sustentável, Orçamento Participativo e Agenda 21 Local – 1999/2002;
- Coordenador regional da ong Grupo Brasil Verde e criador e coordenador do Curso de Pós-Graduação: “Ambiente, Ecologia Humana e Desenvolvimento Sustentável”.
- Viagens oficiais, como palestrante, consultor, ou para cooperação técnica nas áreas social, cultural, urbanística e ambiental, aos seguintes países: México, Holanda, França, Alemanha, Bélgica, Estados Unidos, Israel, Argentina, Chile, Bolívia, Uruguai, Itália e Cuba – desde 1997.
Hoje, consultor, aposentado do Banco do Brasil, vice-presidente do Partido Verde no Estado do Rio, membro da Executiva Nacional e coordenador do PV para RJ, ES, MG e BA.

Twitter: @fernandoguida
http://guidapv.wordpress.com/