quarta-feira, 30 de setembro de 2009

MANAUS AMANHECE COM NUVEM DE FUMAÇA

A cidade de Manaus amanheceu coberta por uma Nuvem de Fumaça proveniente de queimadas. O IBAMA registrou queimadas em 156 cidades da Amazônia Legal e Nuvem de Fumaça sobre Manaus. O satélite NOAA-15 registrou 658 queimadas na noite do dia 28 de setembro de 2009 (2a feira) na área da Amazônia Legal que abrange (9) nove estados: Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Acre, Rondônia, Roraima.
Numa única passagem sobre a Amazônia Legal , o satélite Terra da NASA (monitara o meio ambiente no planeta) detectou 16 grandes incêndios na área. O coordenador do Prevfogo, Elmo Monteiro afirmou em entrevista que "Os que queimam são os mesmos que desmatam. Fazem o corte da floresta, exploram a madeira e colocam fogo para abrir pastagem de gado"
"O fogo é mais uma parte deste processo. Infelizmente, a gente convive com esta realidade".
Os estados campeões em queimadas são o Pará, Maranhão e o Mato Grosso.
por Victor Hugo

CLIMA JÁ REGISTRA INSTABILIDADE NO PLANETA

Acontecimentos climáticos vem confirmando diariamente a instabilidade ambiental no planeta. Fatos como chuvas e tempestades inesperadas no sul do Brasil, tsunamis na Ásia provenientes de terremotos e outras ações na América do Norte, traduzem muito bem a situação que estamos vivendo.
O Congresso em Conpehagem a ser realizado em dezembro de 2009 com cerca de 200 países tem que encontrar uma solução para atuação eficaz, principalmente para redução da emissão de carbono.
por Victor Hugo