sábado, 6 de junho de 2009

AUSTRÁLIA - APROVADO O MAIOR PARQUE EÓLICO

O governo de New South Wales – que fica a cerca de 150 quilômetros de Sydney, na Austrália aprovou a construção do parque eólico de Silverton. O projeto, estimado em US$2,2 bilhões, prevê 598 unidades geradoras e uma capacidade total de mais de 1000MW quando concluído.

A expectativa é de que a usina entre em funcionamento no primeiro quadrimestre de 2010. O projeto deve ser concluído em fases, com a capacidade total sendo atingida em 2015.

A responsável pelo empreendimento é a Silverton Wind Farm Developments, uma joint venture entre a Epuron – companhia especializada em projetos de energia renovável - e o fundo de investimentos Macquarie Capital Group. A Epuron já conseguiu a aprovação de três projetos de energia eólica em New South Wales e recentemente apresentou a candidatura para desenvolver uma eólica perto de Goulburn – a cerca de 200km de Sydney.
FONTE: energiasalternativaserenovaveis.blogspot
OPINIÃO PESSOAL:
O Planteta Terra vem sofrendo com diversos ataques de gases tóxicos provenientes das indústrias e de veículos movidos a combustível como os derivados do petróleo e entre outros que também poluem. O sistema de energia gerada por vento, chamada de energia eólica está sendo uma das grandes experiências com expectativas de excelentes resultados, pois geram energia de qualidade sem poluir o ar do planeta. Precisamos estimular essas idéias e cobrar dos nossos governantes alternativas como a energia eólica, para que o nosso Planeta Terra sofra menos e possa nos trazer melhores dias.
por Victor Hugo

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Niterói/RJ é a primeira cidade da América Latina integrante da CNNet

Fernando Guida, membro da Executiva Nacional do Partido Verde e Secretário de Sustentabilidade de Niterói/RJ, informa que a cidade aceitou o convite e acaba de ser anunciada pela ONU/Unep (United Nations Environment Program) como única cidade da América Latina integrante da CN Net (Climate Neutral Network), uma das mais importantes redes do Mundo na troca de dados, informações e projetos visando a diminuição das emissões de gases causadores do efeito estufa.
Fonte: blog do Pv.
OPINIÃO PESSOAL:
A cidade de Niterói começa a dar um grande passo para encontrar meios que possam criar mecanismos para a contenção dos gases tóxicos e alternativas para proteção do planeta.
por Victor Hugo

O AMIGO DA AMAZÔNIA

Sarney Filho é eleito parlamentar “Amigo da Amazônia”

O líder do Partido Verde na Câmara dos Deputados, Sarney Filho (MA), foi eleito parlamentar amigo da Amazônia na primeira edição do prêmio "Amigo" e "Inimigo da Amazônia", voltado para os parlamentares que atuam no Congresso Nacional. A lista com os escolhidos foi divulgada nesta sexta-feira, 5, dia Mundial do Meio Ambiente, pelo Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (FBOMS).

“É uma honra imensa receber essa indicação e acho que essa lista é muito importante para a causa ambientalista, pois ela coloca a atuação dos deputados e senadores do Congresso Nacional para avaliação da sociedade civil organizada” declarou Sarney Filho.

Os critérios da FBOMS para escolha do deputado Sarney Filho como parlamentar amigo da Amazônia foi por ser considerado “grande defensor da legislação ambiental, se destacar na luta contra as modificações do Código Florestal e pela aprovação da lei que regulamenta a cooperação administrativa na defesa do meio ambiente; se destacou também na tentativa de modificar positivamente a MP 458 na Câmara dos Deputados, não tendo votado favoravelmente” descreve a justificativa.
A lista é dividida em duas categorias: "espécies nativas", para os parlamentares da região da Amazônia, e "espécies exóticas", para aqueles de outras regiões do país. O líder do PV se enquadra na categoria espécie nativa.
Fonte: Assessoria do PV.

05 DE JUNHO DIA DO MEIO AMBIENTE

DIA DO MEIO AMBIENTE SERÁ CELEBRADO POR COMISSÃO NO DOMINGO EM IPANEMA

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira (05/06), será celebrado pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio no domingo (07/06). O evento, que contará com a distribuição de 500 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, acontecerá a partir das 10h, no calçadão da praia de Ipanema, zona Sul do Rio, na altura do Posto 9. De acordo com o presidente da comissão, deputado André do PV, a preservação do meio ambiente precisa, cada vez mais, de novos aliados. "Devemos tentar recuperar parte da nossa área verde. Já perdemos 78% da Mata Atlântica e isso é muito grave", registra o parlamentar.
Durante a comemoração, também haverá palestras sobre os direitos e deveres de adultos e crianças com a natureza e oficinas de artes para crianças. "As crianças já estão até estudando a matéria meio ambiente nas escolas. Através delas, iremos conseguir passar noções de preservação aos pais", acredita André.
Fonte: ALERJ