sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

CINE ICARAÍ, Um patrimônio dos niteroienses.

CINE ICARAÍ - NITERÓI / RJ.

Publicado em 05/01/2009

CINE ICARAÍ É TOMBADO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DO ESTADO.

Em mais uma iniciativa para preservar a cultura fluminense, o Governo do Estado tombou o último cinema de rua de Niterói, o Cine Icaraí. O prédio do cinema, em estilo art déco, foi construído na década de 1940 e representa uma época marcante no desenvolvimento urbano do bairro.
O presidente do Núcleo do Leste Metropolitano do IAB-RJ, Augusto César Alves, explica que o prédio já era tombado pela legislação municipal. Mas, em 2006, empresários interessados no local tentaram reverter a situação, o que ficou conhecido como a ‘ lei do destombamento’. A intenção desses empresários era preservar somente a fachada do prédio e construir um edifício de 40 metros. Como o prédio atual possui cerca de 9 metros, o ‘ destombamento’ representaria uma grande destruição do patrimônio cultural da cidade. Para impedir que isso acontecesse, o IAB-RJ acionou o estado, encaminhando um dossiê com todo o histórico do prédio e do Cine Icaraí, destacando sua importância histórico- cultural e o valor simbólico do cinema para a cidade de Niterói.
César explica que a lei não protege somente o prédio, mas também a praça Getúlio Vargas, que fica no seu entorno. Os termos do tombamento proposto reconheciam que não apenas o imóvel era um exemplar típico das salas de cinema daquela época, justificando sua preservação, mas também que a atividade cultural que sobrevivia no local era a ‘alma’ dessa edificação, numa interação plena dos valores material e imaterial.
Governo do Rio de Janeiro
Fonte: Jornal O Fluminense - on line

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

FRASE DO MÉS PARA OS PREFEITOS:


"Começar não é apenas um tipo de ação. É também um estado de espírito, um tipo de trabalho, uma atitude, uma consciência. "
( Edward Said )

A CIDADE DO RIO DE JANEIRO E O METRÔ....

Hoje foi um daqueles dias, quente, abafado e bem cansativo....tive que ir ao Rio. Preferi ir de barca, comum mesmo, até para conferir como está funcionando os transportes de acesso à Niterói e até que não foi um dos piores. A estação das barcas razoavelmente cheia, com um pouco de fila para inserir a passagem. No guichê de compra do bilhete foi tranquilo sem qualquer fila,,,isso era umas 7:26 h. A barca saiu no horário, às 7:30h e com lugar para sentar.....podem falar, mas não tem passeio mais agradável que atravessar a baía de guanabara na barca, até consegui tirar um rápido cochilo. Chegando no Rio sob um sol de uns 40 graus, mas com a compensação da alegria e o sorriso dos cariocas, consegui notar pequenas mudançãs no caminho da Praça XV até o metrô da Carioca. O prefeito Eduardo Paes parece tentar alterar o visual da antiga administração Maia. Mas o pior estava por vir quando cheguei ao metrô. No meu modesto ponto de visto, vi e senti na pele um metrô de qualidade duvidosa. A começar por estações muito quentes em uma época de calor intenso. Quando fui a cabine para comprar o bilhete (agora cartão) de passagem deparei-me com o absurdo de não poder utilizar o cartão após dois dias (antes com o bilhete, comprava 3 ou mais e guardava para quando necessário sem precisar enfrentar longas e demoradas filas). Outra coisa me incomodou muito, a inserção do cartão na máquina. As máquinas estão sem programação visual adequada, tendo máquinas que recebem o cartão de vale transporte e não recebem o cartão que comprou na cabine....muito ruim para quem utiliza algumas vezes....e pior ainda é a nova sinalização das estações,,,,é difícil ler o que está escrito e onde estão as direções a serem seguidas. Não se consegue visualizar com facilidade qual a estação que está, qual a direção que o carro seguirá se é norte ou sul e as letras diminuiram consideravelmente. Outra coisa interessante,,,por que nos carros a informante fala em português e logo após em inglês e nas placas de sinalização somente está informando em português, por que também não são informadas nos dois idiomas. Digo isso pela grande frequência dos estrangeiros que visitam a cidade e utilizam principalmente desse meio de transporte.
Já dentro do carro do metrô o ar condicionado já não está aquela coisa. A limpeza é boa, não tem ambulantes, falatórios e o pessoal costuma respeitar os lugares destinados para os idosos e deficientes....já é um progresso....mas as propagandas e marketing pesado do metrô do século XXI é que não dá para engulir. Quem puder conferir depois que me diga....
...bem...cheguei na velha, antiga e quente tijuca...quente de calor e de problemas com a segurança...até que dessa vez não apareceu nenhum daqueles garotos que arrancam as bolsas de senhoras descuidadas....coisas que o prefeito Paes tem que estar de olho, pois a Tijuca não merece! Lá também encontrei algumas pequenas mudanças de atitude, como limpeza das calçadas, ruas e praças,,,até vi trabalhadores da prefeitura pintando os bancos e grades da Praça Afonso Pena....quem sabe agora o Rio volte a viver!
È isso aí prefeitos, muito trabalho e pouco papo! Não esqueçam das causas ambientais!!!
por Victor Hugo.

....Estamos de volta!!!!

....após alguns dias de descanso, voltamos a trabalhar!!!!
Aguardo os comentários de todos os leitores!
Que os prefeitos comecem a atuar com determinação e objetividade!

NITEROI - Voltando a existir como cidade viva.

Andei circulando por esses dias por diversos bairros de Niterói, e já é possível notar que o Prefeito Jorge Roberto Silveira começou a trabalhar efetivamente. É fácil ver diversos trabalhadores da prefeitura fazendo a manutenção da cidade. Os canteiros sujos e sem pintura sendo limpos e pintados, calçadas esburacadas sendo restauradas, ruas sendo recapeadas, iluminação sendo restabelecida, canais sendo limpos,,etc e tal...a cidade começou a sentir a presença da prefeitura, o que faz a diferença para a população é um prefeito atuante. O que todos queremos, como qualquer cidadão, brasileiro, é poder contar com a administração pública, e o prefeito Jorge Roberto nesses primeiros dias de sua administração tem demostrado para o que veio. Não estou aqui para elogiar o prefeito, até porque o blog tem a finalidade de utilidade pública, mantendo a sua neutralidade quanto as questões partidárias, mas também tem a função de criticar por atos prejudiciais à cidade e consequentemente para a nossa população. O elogio serve como incentivo para que a nossa cidade continue a prosperar e ter a prefeitura que merece. Todos os niteroienses esperam grandes realizações e a manutenção da cidade, e o prefeito de Niterói já começou.
por Victor Hugo