domingo, 29 de agosto de 2010

10 IDÉIAS PARA POUPAR O PLANETA

Essas 10 idéias foram publicadas em Portugal, já com o pensamento da sustentabilidade ambiental e social.  Poderemos aplicar com certeza dentro das condições climáticas e sócio-economicas no Brasil.

Gastar menos dinheiro e desgastar menos o ambiente.
Saiba como conjugar estes dois objectivos aparentemente contraditórios.

Não é assim tão difícil. O importante é criar rotinas. Partilhe o carro, forre a casa com vidros duplos, não deixe a televisão em ‘stand-by'... há pequenas coisas que podem reduzir as suas despesas mensais. E há ainda investimentos que valem a pena fazer, como a microgeração.

1. ‘Carsharing'
O conceito de partilha de carro está espalhado por toda a Europa e EUA e já chegou a Portugal. Com o ‘carsharing' poupa dinheiro e é mais ecológico. A empresa britânica Liftshare.com já faz poupar 40 mil viagens por dia e 20 mil toneladas de CO2 por ano. Em Portugal, este modelo está a ser explorada pela Carris (Mob Carsharing) e pela Galp (GalpShare).
2. Microgeração
É a produção de energia eléctrica em pequena escala, com vista ao consumo final. Desde painéis solares, microturbinas ou microeólicas que podem gerar energia que lhe permite o aquecimento de águas sanitárias ou produção de energia eléctrica. "Em soluções de energia solar térmica (exclusivamente para produção de águas sanitárias) pode poupar cerca de 20% de poupança na factura do gás", explicou Paulo Luz, da Solar Project.

3. Casas bioclimáticas
Os edifícios construídos numa lógica de sustentabilidade utilizam o sol como principal fonte de energia, tanto térmica como de luminosidade. Numa construção sustentável valoriza-se tudo o que são materiais, desde reboco, revestimento, envidraçados, impermeabilização. Esta arquitectura é energeticamente eficiente, alcançando níveis de conforto com um baixo consumo de energia.
4. Comer menos carne
Não lhe faz bem à saúde e muito menos ao planeta. Se quiser mesmo continuar a comer carne, faça-o apenas duas ou três vezes por semana.

5. Regar o jardim
Pode ser mais ecológico e obter uma poupança na factura da água se tiver alguns cuidados ao regar o seu jardim. A rega deverá ser sempre feita antes das 08h ou a seguir às 18h, de forma a minimizar perdas de evaporação. A rega poderá ser feita utilizando água residual tratada.

6. Piscinas com cobertura
Todas as piscinas deveriam ter uma cobertura. Conseguirá reduzir cerca de 90% das perdas por evaporação. Numa piscina com 40 m2 evita perdas anuais de 60 m3.

7. Agricultura biológica
Em produtos biológicos talvez não consiga poupar na factura do supermercado, mas estará a contribuir para um planeta mais verde. Estes produtos foram produzidos sem o recurso de químicos tóxicos persistentes.

8. Produtos nacionais
Faça questão de comprar produtos nacionais. Estes emitem menos CO2 para a atmosfera, pela forma como foram transportados desde a origem até ao ponto de venda. Por exemplo, um carregamento de frutas por avião é 40 vezes mais poluente do que se for feito de barco.

9. Fundos verdes
Há fundos de investimento que apostam em empresas ligadas ao ambiente. A ideia de estimular a economia através de investimentos ecológicos - que poderão traduzir-se na criação de novos postos de trabalho - é apadrinhada pelas Nações Unidas. Não só contribui para contornar ou acabar com os efeitos da crise económica, como promove crescimento sustentável. Estes fundos estão a render desde o início do ano à volta de 11% Entre os melhores fundos ecológicos de 2009 estão o UBS (Lux) EF-GI. Innovators B (EUR), o Parworld Environmental Opportunities do BNP Paribas e o Schroder ISF Global Climate Changes Ea A.

10. Carros híbridos
Na altura de comprar ou trocar de carro prefira os híbridos que combinam motores a gasolina e electricidade. A primeira vantagem é pagar menos 40% de imposto automóvel. Depois, gasta menos combustível, logo liberta menos CO2 para a atmosfera. A título de exemplo, se percorrer 150.000 km num carro híbrido emite menos 525kg de CO2 do que um veículo a gasolina
por Economico/Portugal

Efeitos do ar seco, queimadas, calor e frio excessivos..Será que 2012 está chegando?

Será que 2012 já está chegando?


Previsões de 2012 começam a ocorrer aos poucos já em 2010.  Tempestades, vulcões, furacões, terremotos, enchentes, calor e frio excessivos e baixa umidade já são efeitos presentes nos dias de hoje no Brasil e no mundo.   Para muitos não passa de normalidade, mas...já existe influência do aquecimento global no planeta terra, e muitas mudanças ocorrerão nos próximos 2 anos.
A falta de consciência dos acontecimentos fazem tornar como algo apenas passageiro.  Muitas fatos vem ocorrendo diariamente, e mudando a forma de viver dos seres no planeta.  As condições climáticas estão em mutação constante e influenciando diretamente na vida dos seres vivos.   O ser humano vem reclamando sem notar a gravidade da situação.  Nos noticiários, os jornalistas fazem alertas como se fossem acontecimentos para manchetes dos jornais e telejornais, mas não existe a responsabilidade de um alerta com coerência científica e planetária.  O que parece, que tudo que se fala sobre as consequências graves que o planeta poderá sofrer parece tema de filme hollywoodiano. 
O que está faltando para que o assunto Aquecimento Global se torne sério e realista?  O que falta para que os governos e a imprensa mundial tornem o fato Aquecimento Global uma realidade nos dias de hoje?  Que futuro nos espera? O que fazer para conscientizar os seres humanos, que detem o "poder" e o "controle" do planeta e de todos os seres vivos? Muitas das vezes não acreditamos em profecias ou previsões, mas muitas alertaram situações na vida do planeta.
Não importa se 2012 seja apenas uma previsão, o que importa que o planeta está mudando, e nós continuamos de vendas nos olhos, sem exergar a realidade dos acontecimentos no planeta.  Se tudo mudar, se o planeta produzirá consequências significativas sobre os seres vivos, somente saberemos quando acontecer.  Na realidade nua e crua, certamente acontecerá um dia, seja em 2012, 2212 ou 3012, não sabemos, mas acontecerá.  Os seres humanos terão que se adaptar a nova vida no planeta, ou quem sabe não terão condições de viver mais nas condições que temos nos dias de hoje. 
O que fica, é somente a visão da mudança, das alterações climáticas em todo o planeta.  A temperatura, o ar, a água e as florestas sofrerão mudanças, não sabemos, mas mudarão.
No Brasil já é fácil identificar muitas praias que sumiram.  Atafona em Campos/RJ, Rio das Ostras/RJ, no Pará, Pernambuco e em muitas regiões o mar vem alterando a costa brasileira.  As areias das praias estão sumindo.  A praia de Copacabana, a cada dia, perde espaço na areia, e o mar vem avançando cada vez mais, provavelmente, com as condições atuais, a famosa Praia de Copacabana poderá ser extinta.  Grandes ressacas estão acontecendo, por causa do derretimento das geleiras, devido ao Aquecimento Global.  45 milhões de brasileiros vivem próximo ao mar, fazendo naturalemente com as construções aprisionarem o mar, e consequentemente a natureza - o mar - devolve com a sua força natural, destruindo o que estiver na sua frente.
Alguns especialistas dizem ser um fenomeno natural, será?  Analisando naturalmente, a influência do ser humano pode ser natural.  Será desculpa de especialista para explicar os fenômenos ou não querer acreditar na influência diretas dos seres humanos no planeta.
Acreditando ou não, sabemos que o planeta vem alterando as condições de vida, e esperamos que as novas influências sobre os seres vivos, possam ser convenientes a manter a vida sobre a Terra.
por Victor Hugo

Queimadas no Brasil aumentaram 85% em 2010, informa Inpe - Denuncie!

 Queimadas no Brasil aumentaram 85% em 2010, informa Inpe


Os incêndios no Brasil aumentaram 85% entre 2009 e 2010, comparando o período entre 1º de janeiro e 12 de agosto, informa o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Em 2010, aconteceram neste período 25.999 focos de incêndio. Foram 14.019 em 2009.
Os Estados com mais queimadas foram Mato Grosso, com 6.693; Tocantins, com 4.210; Pará, com 2.526; e Bahia, com 2020. O Mato Grosso teve aumento neste ano de 91% nos incêndios.
Os dados são baseados no satélite de referência utilizado pelo instituto, o NOAA-15. Vários satélites estão à disposição do Inpe, mas este foi escolhido pelo órgão por critérios de precisão, estabilidade, sensor e possibilidade de continuidade.
O satélite americano também mede as ocorrências de incêndios em outros países sul-americanos.
Os campeões de queimadas depois do Brasil foram o Paraguai, com 3.592; a Bolívia, com 2.316; e a Argentina, com 1.216 focos de incêndio em 2010. Nestes três vizinhos, o maior aumento foi na Bolívia, com 53% sobre 2009

Em entrevista, o diretor do Ibama Luciano Evaristo
Ou os agricultores e pecuaristas interrompem imediatamente as queimadas, ou “eles vão fazer do Brasil um inferno”. Este é o apelo do diretor de Proteção Ambiental do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Luciano Evaristo.
Nos últimos meses, o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) vem registrando sucessivos recordes de incêndios florestais no Brasil. Só nesta segunda-feira, 23, havia 12.551 focos espalhados pelo país. Comparado ao mesmo período de 2009, as queimadas na Amazônia cresceram 276% este ano. E mais do que duplicaram em todo o território nacional.
Como diretor de Proteção Ambiental, Evaristo coordena as ações do PrevFogo, (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) responsável por prevenir e combater os incêndios florestais no Brasil:
- A fiscalização do Ibama está toda em campo, quem nós pegarmos tocando fogo será autuado, embargado e conduzido à delegacia de polícia para responder por crime ambiental.
O diretor do Ibama reconhece a dificuldade de identificar os culpados pelos incêndios, mas alerta: “O Ibama não quer saber, vamos autuar e vamos multar quem tiver fogo dentro da sua propriedade”.

Leia a entrevista:
Terra MagazineSó nesta segunda doze mil focos de incêndio foram registrados no país. O que explica esse alto número de queimadas?
Luciano Evaristo - Além do clima seco, todo mundo resolveu fazer queimada ao mesmo tempo. No Mato Grosso, nessa época, a queimada é proibida pela lei estadual. Mas está todo mundo queimando, com a situação atual de baixíssima umidade qualquer queimada controlada que se faça é arriscada, mesmo o aceiro (isolamento do fogo) não é suficiente, o fogo “pula”.
Pode colocar aí: pessoal do Mato Grosso, a fiscalização do Ibama está toda em campo, quem nós pegarmos tocando fogo será autuado, embargado e conduzido à delegacia de polícia para responder por crime ambiental.
É possível fiscalizar um país do tamanho do Brasil com o efetivo do Ibama?
Claro! Nós não fiscalizamos o desmatamento? É possível, o satélite diz pra você onde está o fogo, aí você vai lá em cima.
Mas desde o início de agosto as queimadas, os focos de incêndio vêm batendo recordes. O números não estão crescendo?
Houve um aumento, mas a gente vai combater com brigadas do Ibama e com a fiscalização autuando todo mundo. O Ibama estava fiscalizando o desmatamento no Brasil, essa era a prioridade. Agora nós estamos no combate ao fogo. As aeronaves estão indo para o combate ao fogo, todas as aeronaves do Ibama.
Por que o agricultor continua utilizando uma técnica tão rudimentar e perigosa em suas terras?
É a maximização de lucros, porque você tem gente grande, que tem poderio econômico, usando o fogo. E tem gente que usa porque não tem outro meio de fazê-lo. O cara que coloca o fogo está economizando horas de trator, é muito mais barato.
Temos que avisar o pessoal para parar de queimar nesta época, porque eles vão fazer do Brasil um inferno. Nós orientamos os agricultores a pararem de queimar totalmente, mas, se não tiver outro jeito, aguardem a situação climática melhorar, para que a queima controlada seja possível.
Quem atear fogo corre o risco de ser preso?
Pode ser detido imediatamente, levado à autoridade policial.
Como encontrar os culpados pelo fogo?
Em um ambiente como esse, ninguém gerou o fogo, são milhares de pobres coitados que receberam o fogo dos seus vizinhos, isso não é verdade. No Mato Grosso, toda vez que alguém põe fogo na própria terra, vai à delegacia e registra o Boletim de Ocorrência, dizendo que alguém pôs fogo, pra não levar a culpa. Mas o Ibama não quer saber: vamos autuar e vamos multar quem tiver fogo dentro da sua propriedade.
Terra

Por que? Somos os culpados? Como denunciar queimadas?


Temos que nos doutrinar a respeitar a natureza e saber que precisamos na totalidade de seus benefícios.  O planeta é forte mas não pode suportar tanta agressão provocada principalmente pelos seres humanos.   Somos inteligentes, mas ao mesmo tempo tão ignorantes que não conseguimos ver além de nossa própria visão, não vemos as perspectivas desastrosas e criminosas que causamos.  Muitas dessas queimadas são provocadas para se obter áreas para plantios e criação de gado.   Existem diversas maneiras para criar áreas produtivas sem devastar florestas deixando a natureza cada vez mais vulnerável e fragilizada.  Precisamos da natureza, precisamos do nosso Planeta Terra sadio, explendido e produtivo.  Precisamos respeitar o planeta, a natureza e todos os seres vivos que nele habitam, inclusive à nós mesmos.  Mas como sabemos, somos seres difíceis de controlar, intolerantes, ambiciosos, levianos, rudes e especuladores, mas sabemos que muitos de nós continuam lutando pela harmonia de nossas atitudes com o planeta, e quem sabe um dia, encontraremos o equilíbrio dessa convivência.
Somos os culpados? Sim, proporcionalmente somos.  Grande parte dos incêndios das matas e florestas são causadas por ação humana.   Além de ser crime perante a lei brasileira, é um crime moral contra nós mesmos, um crime contra a natureza, um crime contra o Planeta.

Como denunciar queimadas?
A prática de realizar queimadas no Brasil é considerada crime ambiental ,
A poluição gerada pelas queimadas são responsáveis por mais de 70% das emissões de gás carbônico do Brasil e atua como catalisadora no desenvolvimento de determinados problemas de saúde na população, como asma, bronquite e hipertensão.

As queimadas devem ser denunciadas para as autoridades públicas competentes, como os Bombeiros, o IBAMA e a Prefeitura.
As irregularidades podem ser denunciadas diretamente ao Ibama por meio de ligação gratuita denominada Linha Verde (0800 61-8080). Todas as informações são sigilosas. Mesmo assim, se preferir, o denunciante poderá fazer uma denúncia anônima.
por Victor Hugo