terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

TRANSITO EM NITEROI, O QUE FAZER???

Número de veículos cresce sem parar em Niterói Destaque do(e) Editor (10/2/2008)


O aumento da frota de veículos que circulam em Niterói fechou o ano de 2007 com um crescimento considerável. De janeiro a dezembro do ano passado, o município recebeu por mês um acréscimo de aproximadamente 750 automóveis em suas ruas. Os dados oficiais são do banco de dados do Detran e da Secretaria de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes de Niterói. Os números levantados também já indicam uma outra sufocante realidade no trânsito da cidade. Durante os últimos dez anos, Niterói encarou um adicional de 70 mil automóveis na sua frota circulante.

Segundo estatísticas do órgão estadual, entre motocicletas, caminhões, carros e ônibus, o "boom" registra atualmente cerca de 207 mil automóveis trafegando pelas ruas do município. Ao mesmo tempo, este aumento é gradativo. Em janeiro do ano passado havia 196 mil veículos circulantes na cidade. Em dezembro do mesmo ano, o número pulou para aproximadamente 205 mil – adicional de duas mil motos e 5 mil carros – revelando um aumento de 5%.

A elevação pode parecer pequena à primeira vista, mas levando-se em conta resultado de anos anteriores, o saldo final desse inchaço sai por aproximadamente 54% na última década. Até o município do Rio de Janeiro saiu por baixo nessa escala, com um crescimento em torno de 25% na mesma quantidade de anos. De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o Brasil, por exemplo, cresce sua frota circulante em média de 3,5% a cada 12 meses.

Gargalos - Os especialistas em trânsito argumentam que a malha viária de Niterói não foi projetada para suportar esse crescimento progressivo. Resultado: lentidão no trânsito, constantes congestionamentos e carros estacionados por toda a parte e de forma irregular.

Um comentário:

  1. Principalmente cidades do porte demográfico de Niterói ou cidades do interior do Estado precisam com urgência "urgentíssima" mudar os seus hábitos de locomoção. Está mais que na hora das Prefeituras adotarem critérios para incentivo de meios de transporte sem uso veículos automotores individuais que além de prejudicar consideravelmente o meio ambiente, criam um colapso nas vias urbanas. Sabemos que é muito difícil o cidadão de hoje substituir o seu carro ou motocicleta particular para o trabalho e o lazer, além de existir um mecanismo de marketing que exaltam os belos carros e motos e o STATUS que os mesmos proporcionam ao cidadão.
    Portanto precisamos que as Prefeituras criem campanhas permanentes que incentivem meios de transporte coletivos ou sem combustão,como redução de impostos como IPTU, ISS ou outras vantagens para o cidadão que aderir a campanha. As inofensivas motocicletas, principalmente as mais antigas, poluem 7x (sete)vezes mais que um carro e os carros particulares entopem as vias públicas transportando apenas um usuário.
    Prefeituras..vamos pensar no assunto com urgência! As cidades precisam e merecem uma melhor qualidade de vida!

    ResponderExcluir

Você é livre para expor as suas idéias, pensamentos,críticas e sugestões, mas lembre-se que respeitar o próximo é fundamental para que possamos ter uma contribuição positiva na defesa do novo mundo. O espaço é democrático desde que não haja palavras ofensivas.
O editor