quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

CICLOVIAS - URGENTE!!!

Hoje acordei meio "levado" e "invocado". Todo santo dia sou abordado por diversos cidadãos que desejam fielmente utilizar das bicicletas para uso diário, principalmente para ida e vinda do trabalho. O que todos dizem é o que todos já sabemos de cor e salteado,,,economia: não gasta com veículo próprio e nem com condução (onibus); saúde: exercício físico "obrigatório" diariamente (diminuição dos problemas de saúde e gastos com medicamentos) e participação especial na qualidade do ar e do meio ambiente.Por cargas d'água as prefeituras, não se preocupam com o incentivo dos transportes alternativos (sem uso de combustível), como bicicletas e triciclos para uso de locomoção diária.
Então, realmente fico invocado, porque as prefeituras não ouvem a população que pedem e imploram pelas ciclovias.
Niteroi, não tem ciclovias e sim partes de pistas de rolamentos aproveitadas e misturadas com veículos automotores que saem atropelando pedestres e ciclistas. O absurdo maior que os automóveis não respeitam a sinalização, nem pedestres e principalmente os ciclistas, pois acham que os ciclistas estão invadindo o seu território (qualquer um testemunha motoristas avançando sinais, estacionando em calçadas, fazendo retorno ilegal, velocidade muito acima do limite e outras atrocidades - principalmente na Região Oceânica de Niterói).
O espaço é democrático e dá tranquilamente para todos conviverem com harmonia, sejam os automóveis, caminhões, onibus, motocicletas, bicicletas e triciclos e os pedestres...é só iniciarmos uma educação de civilidade que tudo funciona!!!
Portanto,,,vamos começar a exigir dos nossos "dirigentes" uma política de proteção ao meio ambiente com incentivo da "construção" de ciclovias.
***escrito por Victor Hugo

2 comentários:

  1. Olá Victor! Meu nome é Ricardo, moro em florianópolis, e vejo o descaso dos governantes com a cidade todo santo dia! O as ciclovias como meio de transporte é uma alternativa que sendo implementada, aliviaria muito o problema do deslocamento dentro da cidade. A consciência da população não condiz com as necessidades da cidade, aqui temos o maior número de carros por pessoa do Brasil, essa capital é linda, muitos compararam com o Rio de janeiro dos anos 30 e 50, e tudo isso acabará se não forem planejadas com muito compromisso e amor a cidade e a nossa sociedade.
    (pergunta)
    Você conhece alguma cidade que é modelo no uso das cliclovias??

    Os problemas são muitos, mas esse é um que eu gostaria de ver resolvido urgentemente!

    um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, ainda existem obstáculos quanto a implantação das ciclovias nas cidades: ainda há maior importância direcionada aos veículos automotores e as empresas de onibus que não tem interesse no incentivo dos transportes alternativos. Os vereadores de Niterói deixaram escapar a grande chance de aprovar a lei da ciclovias na cidade, argumentando que Niteroi não estava preparado para recebê-las. Qual será o principal motivo, já que cidades como Amsterdã Bogotá e Cidade do México as ciclovias vão tendo papel fudamental no desenvolvimento urbano.
    A população precisa estar politicamente mais ativa e cobrar das autoridades maior respeito as condições de vida.
    abraços
    Victor Hugo

    ResponderExcluir

Você é livre para expor as suas idéias, pensamentos,críticas e sugestões, mas lembre-se que respeitar o próximo é fundamental para que possamos ter uma contribuição positiva na defesa do novo mundo. O espaço é democrático desde que não haja palavras ofensivas.
O editor