domingo, 8 de novembro de 2009

TEMPERATURA NO RIO CHEGA AOS 46 GRAUS

Por incrível que pareça, em plena primavera, termômetros públicos da cidade do Rio de Janeiro alcançaram os 46 graus centígrados. Os últimos 3 dias tem feito um calor absurdamente forte, trazendo grande desconforto e dificuldades para o trabalho principalmente em locais que não tem ar condicionado, já que muitos projetos prediais não se adequam para meios sustentáveis do uso de ventilação e luz natural, acumulando calor interno devido a falta de circulação natural do ar.
O interessante é que o homem na busca de melhoria tecnológica, prejudica e muito as regras básicas de se viver em ambientes naturais, sem a necessidade de artefatos tecnológicos para controle de temperatura e da luz.
Fato esse facilmente comprovado são dos antigos e funcionais projetos das casas e lojas comerciais do colonial "brasileiro" trazido pelos portugueses. Naquela épocas os arquitetos e construtores tinham a preocupação e quase que uma obrigação de projetar pés direito altos e janelas com ventilação cruzada. As telhas de cerâmica (ou barro) são excelentes isolantes termicos e também mantinham bem apropriadas as condições térmicas das casas. Hoje, a utilização de telhas de fibro-cimento (antigas de amianto) são as principais causadoras do aquecimento interno, assim como as caixas d'água, que expostas ao sol conseguem manter a água em temperatura aquecida. É importante colocar a questão das caixas d'água de amianto que são proibidas a sua comercialização na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, também já estão proibidas para comercialização, sendo substituidas pelas caixas d'água de fibra de vidro ou em aço inox.
Voltando ao assunto dos 46 graus no Rio, hoje estive no centro do Rio, e ao olhar o termometro verifiquei 41 graus, ao meio dia. Estava insuportável. O metro e seu ar condicionado não dava vazão pela quantidade de pessoas presentes no vagão indo logicamente para a praia de Copacabana. Quando estava indo para Niterói, a salvação foi a travessia da baía na barca, das antigas, que estava até suportável, mas muito abafado. Como não tinha o famoso "frescão" que costumo pegar para ir para Itaipu, tive que obrigatoriamente enfrentar um 46 pelando de quente e cheio, pois todo mundo estava indo em direção as praias de Itaipu e Camboinhas. Não é brincadeira não, as pessoas reclamavam do calor, eu cheguei a sentir tonteira de tanto calor e abafado que estava. É minha gente, já estamos sofrendo as consequências de um aquecimento global, e o pior, em plena primavera. Imagine no verão, como será?
Lembrando o assunto 21 de dezembro de 2012, com as situações de cataclismas e esse descontrole climático mundial, já podemos esperar para os próximos 10 anos, situações diversificadas e um embaralhamento de estações e temperaturas extremas. E o que estão fazendo os nossos governantes para encontrar alguma solução para minimizar essa situação climática mundial? Pior do que a destruição do planeta, será viver num planeta inviável e descontrolado, pois teremos que viver com muito sofrimento. Fome, falta de água, excesso de calor, frio extremo, alterações nos ecossistemas, extinção de espécies e muitos outros acontecimentos certamente estarão presentes no planeta se nada for feito por nós seres humanos, pensantes e controladores do planeta.
Por acaso alguém lembra de um dia em primaveras passadas que tenham feito 46 graus centígrados ou "apenas" os 42 graus?
Assim como as pessoas se reunem para fazer greve pelos trabalhos que sustentam suas famílias, por que a classe do sindicato dos seres humanos não promovem uma greve contra a falta de atenção com o planeta? Empresas gastam milhões para comprar jogadores de futebol, por que não compram idéias para melhorar as condições do planeta, ou pelo menos aproveitem o marketing dos jogadores para divulgar as questões ambientais e o aquecimento global???
...lembre-se, para o Planeta é indiferente se iremos continuar ou não. Ele fará a parte que mais lhe convier. O fim será somente para nós seres humanos...
por Victor Hugo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expor as suas idéias, pensamentos,críticas e sugestões, mas lembre-se que respeitar o próximo é fundamental para que possamos ter uma contribuição positiva na defesa do novo mundo. O espaço é democrático desde que não haja palavras ofensivas.
O editor