quinta-feira, 17 de novembro de 2011

ORIGEM DA PALAVRA TRABALHO

 O REAL SIGNIFICADO DA PALAVRA TRABALHO - A ORIGEM

A palavra "trabalho" tem sua origem no vocábulo latino "TRIPALIU" - denominação de um instrumento de tortura formado por três (tri) paus (paliu). Era um instrumento construido através de 03 paus fincados no solo formando um vértice, sendo que no topo dessa estrutura, ou seja, no vértice pessoas eram penduradas para sofrer todos os tipos de tortura. Desse modo, originalmente, "trabalhar" significa ser torturado no tripaliu.
 
Os torturados eram os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos. Assim, quem "trabalhava", naquele tempo, eram as pessoas destituídas de posses excluídas da sociedade.

A partir daí, essa idéia de trabalhar como ser torturado passou a dar entendimento não só ao fato de tortura em si, mas também, por extensão, às atividades físicas produtivas realizadas pelos trabalhadores em geral: camponeses, artesãos, agricultores, etc. Tal sentido foi de uso comum na Antigüidade e, com esse significado, atravessou quase toda a Idade Média.

Só no século XIV começou a ter o sentido genérico que hoje lhe atribuímos, qual seja, o de "aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim".
Com a especialização das atividades humanas, imposta pela evolução cultural da humanidade, a palavra trabalho tem hoje uma série de diferentes significados, de tal modo que o verbete, no Dicionário do "Aurélio", lhe dedica vinte acepções básicas e diversas expressões idiomáticas
fonte: De Mais, Domenico.

trabalho (tra-ba-lho) 

s. m.

Atividade física ou intelectual que visa a algum objetivo; labor, ocupação.

O produto dessa atividade; obra.
Esforço, empenho.
Fig. Preocupação, cuidado, aflição:

por Victor Hugo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expor as suas idéias, pensamentos,críticas e sugestões, mas lembre-se que respeitar o próximo é fundamental para que possamos ter uma contribuição positiva na defesa do novo mundo. O espaço é democrático desde que não haja palavras ofensivas.
O editor