sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O que é AQUECIMENTO GLOBAL e Protocolo de KYOTO?

O termo aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século. Se este aumento se deve a causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas, embora muitos meteorologistas e climatólogos tenham recentemente afirmado publicamente que consideram provado que a ação humana realmente está influenciando na ocorrência do fenômeno.
O IPCC (Painel Intergovernamental para as mudanças climáticas) diz que a maioria do aquecimento observado durante os últimos 50 anos se deve muito provavelmente a um aumento do efeito estufa causado pelo aumento nas concentrações de gases estufa.
Modelos climáticos referenciados pelo IPCC projetam temperaturas globais de superfícies aumentarão de 1,1 a 6,4oC, entre os anos de 1990 a 2100.
Com o aumento de temperatura global, que podem variar de região para região, pode causar alterações com o aumento considerável do nível do mar, resultando em enchentes e secas, recuo glacial (degelo das calotas polares, que já vem ocorrendo assustadoramente), vazão reduzida dos rios na estação do verão, extinção de várias espécies e aumento de vetores de doenças.
A maioria dos governos nacionais assinou e ratificou o Protocolo de Kyoto, que visa o combate a emissão de gases estufa. Vale ressaltar que os EUA e a Austrália se recusaram a ratificar o protocolo, alegando que a redução das emissões comprometeria suas economias.
Países em desenvolvimento, como Brasil, Índia e China, não têm metas obrigatórias, embora sejam reconhecidos atualmente como grandes emissores. O Brasil, por exemplo, é o quarto maior emissor de gases estufa do planeta devido às queimadas na floresta amazônica.
Embora tenha sido uma importante iniciativa, o protocolo de Kyoto se mostra insuficiente hoje em dia frente ao tamanho do problema do Aquecimento Global. Passaram-se dez anos desde que o acordo foi firmado, mas o que vemos atualmente são ações ainda muito tímidas e uma grande resistência em se estabelecer metas mais ousadas.
Fonte: Climatempo
por Victor Hugo

Um comentário:

  1. http://i498.photobucket.com/albums/rr349/r_marcolino/Amendoeiras.jpg

    está aí oq vc me pediu!
    espero q como eu vc tbm esteja engajado nessa causa

    manda pro gabeira
    isso é no mínimo crime ambiental!
    saudações
    tania_taveira_@hotmail.com

    ResponderExcluir

Você é livre para expor as suas idéias, pensamentos,críticas e sugestões, mas lembre-se que respeitar o próximo é fundamental para que possamos ter uma contribuição positiva na defesa do novo mundo. O espaço é democrático desde que não haja palavras ofensivas.
O editor