segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

NITEROI, CIDADE MODELO?

Será que Niterói tem alguma chance de ser tranformada em Cidade Modelo?
Será que a cidade de Niterói ainda é considerada a 4a melhor cidade em qualidade de vida?
Conhecendo bem diversas cidades e bairros do Rio de Janeiro, podemos sim constatar que a cidade de Niterói tem um diferencial mas ainda está longe de ser considerada modelo.
O blog do Victor Hugo - CIDADE MODELO, tem o objetivo de acolher propostas para promover idéias que possam trazer para as nossas cidades desenvolvimento para diversos setores que em diversos países tem funcionado muito bem.
Tivemos em janeiro a recusa de se aprovar a implantação das ciclovias em Niterói pelos vereadores da nossa cidade de Niterói, sendo alegado que a cidade não teria estrutura para recebê-las, mas vemos que em diversas cidades pelo mundo, com situação bem menos favoráveis a utilização das ciclovias e o incentivo constante para a ampliação e sua utilização.
As energias renováveis e geradas por fontes naturais como o sol e o vento poderiam ter um maior incentivo e aplicação nas cidades com menos de 500 mil habitantes. A utilização da energia Eólica vem sendo utilizada com ótimos resultados em diversas cidades em países europeus. As cidades do Brasil tem muitas facilidades para incentivar o uso dessas energias, pois a presença do sol é constante e os ventos são extremamentes favoráveis. A cidade de Niterói é um berço esplendido para implantação dessas energias e o que falta mesmo é um pouco de boa vontade. Cheguei a montar um pequeno dossiê com algumas propostas para a implantação de alguns projetos para o maior entrosamento e desenvolvimento da cidade de Niterói. A princípio posso dizer que o atual prefeito Jorge Roberto Silveira se mostrou muito receptivo em promover grandes mudanças, ou melhor, melhorias para a cidade de Niterói. É lógico e evidente que qualquer prefeitura esbarra sempre com os obstáculos políticos e economicos, o que realmente prejudica e torna lento qualquer processo de implantação de novos projetos ou atitudes que protejam o meio ambiente.
O que mais me deixa frustado nas cidades são os centros. Quando circulo pelo centro de Niterói, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e diversos centros de outras cidades, vejo os pontos de maior abondono. Nos centros é que se encontram o maior número de problemas e dificuldades, apesar de serem locais de maiores recursos. Os centros geralmente são muito sujos, muitos ambulantes, fiação aparente, prédios mal conservados e deteriorados, os preservados pelo patrimônio histórico ainda em pior estado de conservação, terminais rodoviários em estado precário com aspecto muito ruim. Qualquer cidadão pode comprovar a situação dos centros das cidades. E por que os centros tem que ser assim? Por que não ser centros com boa estrutura, boa conservação, limpeza impecável, fiação subterrânea e todos os atributos que um bom centro de cidade pode e deve ter.
Vamos ver qual o prefeito terá como missão de transformar o centro da sua cidade como Centro de Cidade Modelo!
por Victor Hugo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expor as suas idéias, pensamentos,críticas e sugestões, mas lembre-se que respeitar o próximo é fundamental para que possamos ter uma contribuição positiva na defesa do novo mundo. O espaço é democrático desde que não haja palavras ofensivas.
O editor