sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

CINE ICARAÍ, Um patrimônio dos niteroienses.

CINE ICARAÍ - NITERÓI / RJ.

Publicado em 05/01/2009

CINE ICARAÍ É TOMBADO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DO ESTADO.

Em mais uma iniciativa para preservar a cultura fluminense, o Governo do Estado tombou o último cinema de rua de Niterói, o Cine Icaraí. O prédio do cinema, em estilo art déco, foi construído na década de 1940 e representa uma época marcante no desenvolvimento urbano do bairro.
O presidente do Núcleo do Leste Metropolitano do IAB-RJ, Augusto César Alves, explica que o prédio já era tombado pela legislação municipal. Mas, em 2006, empresários interessados no local tentaram reverter a situação, o que ficou conhecido como a ‘ lei do destombamento’. A intenção desses empresários era preservar somente a fachada do prédio e construir um edifício de 40 metros. Como o prédio atual possui cerca de 9 metros, o ‘ destombamento’ representaria uma grande destruição do patrimônio cultural da cidade. Para impedir que isso acontecesse, o IAB-RJ acionou o estado, encaminhando um dossiê com todo o histórico do prédio e do Cine Icaraí, destacando sua importância histórico- cultural e o valor simbólico do cinema para a cidade de Niterói.
César explica que a lei não protege somente o prédio, mas também a praça Getúlio Vargas, que fica no seu entorno. Os termos do tombamento proposto reconheciam que não apenas o imóvel era um exemplar típico das salas de cinema daquela época, justificando sua preservação, mas também que a atividade cultural que sobrevivia no local era a ‘alma’ dessa edificação, numa interação plena dos valores material e imaterial.
Governo do Rio de Janeiro
Fonte: Jornal O Fluminense - on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expor as suas idéias, pensamentos,críticas e sugestões, mas lembre-se que respeitar o próximo é fundamental para que possamos ter uma contribuição positiva na defesa do novo mundo. O espaço é democrático desde que não haja palavras ofensivas.
O editor