quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

A CIDADE DO RIO DE JANEIRO E O METRÔ....

Hoje foi um daqueles dias, quente, abafado e bem cansativo....tive que ir ao Rio. Preferi ir de barca, comum mesmo, até para conferir como está funcionando os transportes de acesso à Niterói e até que não foi um dos piores. A estação das barcas razoavelmente cheia, com um pouco de fila para inserir a passagem. No guichê de compra do bilhete foi tranquilo sem qualquer fila,,,isso era umas 7:26 h. A barca saiu no horário, às 7:30h e com lugar para sentar.....podem falar, mas não tem passeio mais agradável que atravessar a baía de guanabara na barca, até consegui tirar um rápido cochilo. Chegando no Rio sob um sol de uns 40 graus, mas com a compensação da alegria e o sorriso dos cariocas, consegui notar pequenas mudançãs no caminho da Praça XV até o metrô da Carioca. O prefeito Eduardo Paes parece tentar alterar o visual da antiga administração Maia. Mas o pior estava por vir quando cheguei ao metrô. No meu modesto ponto de visto, vi e senti na pele um metrô de qualidade duvidosa. A começar por estações muito quentes em uma época de calor intenso. Quando fui a cabine para comprar o bilhete (agora cartão) de passagem deparei-me com o absurdo de não poder utilizar o cartão após dois dias (antes com o bilhete, comprava 3 ou mais e guardava para quando necessário sem precisar enfrentar longas e demoradas filas). Outra coisa me incomodou muito, a inserção do cartão na máquina. As máquinas estão sem programação visual adequada, tendo máquinas que recebem o cartão de vale transporte e não recebem o cartão que comprou na cabine....muito ruim para quem utiliza algumas vezes....e pior ainda é a nova sinalização das estações,,,,é difícil ler o que está escrito e onde estão as direções a serem seguidas. Não se consegue visualizar com facilidade qual a estação que está, qual a direção que o carro seguirá se é norte ou sul e as letras diminuiram consideravelmente. Outra coisa interessante,,,por que nos carros a informante fala em português e logo após em inglês e nas placas de sinalização somente está informando em português, por que também não são informadas nos dois idiomas. Digo isso pela grande frequência dos estrangeiros que visitam a cidade e utilizam principalmente desse meio de transporte.
Já dentro do carro do metrô o ar condicionado já não está aquela coisa. A limpeza é boa, não tem ambulantes, falatórios e o pessoal costuma respeitar os lugares destinados para os idosos e deficientes....já é um progresso....mas as propagandas e marketing pesado do metrô do século XXI é que não dá para engulir. Quem puder conferir depois que me diga....
...bem...cheguei na velha, antiga e quente tijuca...quente de calor e de problemas com a segurança...até que dessa vez não apareceu nenhum daqueles garotos que arrancam as bolsas de senhoras descuidadas....coisas que o prefeito Paes tem que estar de olho, pois a Tijuca não merece! Lá também encontrei algumas pequenas mudanças de atitude, como limpeza das calçadas, ruas e praças,,,até vi trabalhadores da prefeitura pintando os bancos e grades da Praça Afonso Pena....quem sabe agora o Rio volte a viver!
È isso aí prefeitos, muito trabalho e pouco papo! Não esqueçam das causas ambientais!!!
por Victor Hugo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expor as suas idéias, pensamentos,críticas e sugestões, mas lembre-se que respeitar o próximo é fundamental para que possamos ter uma contribuição positiva na defesa do novo mundo. O espaço é democrático desde que não haja palavras ofensivas.
O editor