segunda-feira, 18 de maio de 2009

E RUY BARBOSA ESTAVA CERTO

Assim disse Estadista e escritor Rui Barbosa em uma das suas famosas trovas:
"HÁ TANTOS BURROS MANDANDO EM HOMENS DE INTELIGÊNCIA, QUE, ÀS VEZES, FICO PENSANDO QUE A BURRICE É UMA CIÊNCIA".
Rui Barbosa de Oliveira nasceu em Salvador no Estado da Bahia, em 5 de novembro de 1849 e faleceu em Petrópolis Estado do Rio de Janeiro em 1 de março de 1923. Foi um jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro.
Rui Barbosa apoiou o movimento republicano e teve uma grande participação no processo de Proclamação da República, que ocorreu em 15 de novembro de 1889. Tornou-se o primeiro ministro da fazenda da história do Brasil República. Era dotado de vasta erudição, sendo um excelente orador. Foi embaixador do Brasil na Conferência de Haia (1907), representando o Brasil com grande mérito e destaque. Em função desta participação brilhante, ganhou o apelido de “Águia de Haia”.Foi também um brilhante escritor. Entre suas obras mais importantes, podemos citar: O Papa e o Concílio, Hábeas Corpus, Cartas de Inglaterra, entre outras. Na política, exerceu os cargos de deputado federal e senador da República. Candidatou-se a presidência da República, sem êxito, nas eleições de 1910 e 1914. Faleceu na cidade de Petrópolis (Rio de Janeiro) em 1º de março de 1923.
Aproveite e conheça a Casa de Rui Barbosa, localizada na Rua São Clemente, 134, próximo à estação Botafogo do Metrô, no Rio de Janeiro. Tel: (21) 3289-4600. Veja os novos horários de funcionamento no site: www.casaruibarbosa.gov.br
Fonte: Sua pesquisa e site www.casaruibarbosa.gov.br
por: Victor Hugo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expor as suas idéias, pensamentos,críticas e sugestões, mas lembre-se que respeitar o próximo é fundamental para que possamos ter uma contribuição positiva na defesa do novo mundo. O espaço é democrático desde que não haja palavras ofensivas.
O editor