quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O MUNDO ESTÁ MUITO ENGANADO....

Na contramão de grande parte das nações desenvolvidas, a Itália anunciou hoje que planeja vetar o plano europeu de luta contra as mudanças climáticas – um acordo firmado pelos líderes europeus, em 2007, para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa em 20% antes de 2020. O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, anunciou hoje (dia 15), em Bruxelas, a intenção de vetar o plano, sob o argumento de que, devido à crise financeira, as empresas não estão preparadas para suportar os custos da regulamentação da proposta. "Manifestei a minha intenção de utilizar meu veto. A Polônia está conosco", declarou Berlusconi, na reunião de cúpula de líderes da UE (União Européia). A notícia está na FolhaOnline.
fonte: revista Época.
....minhas considerações....
Após ler o artigo acima podemos afirmar a falta de vontade política de iniciar um processo de recuperação do planeta. A alegação do 1o ministro italiano ratifica a posição de alguns países quanto ao desinteresse da proteção do meio ambiente. O interessante é que os países que se acham grandes potências nunca estão dispostos a trabalhar pelas causas nobres, e o pior, pelas causas que vão defender a própria causa, a do ser humano.
Dias desses, assisti pela televisão um documentário sobre o planeta Terra no discovery channel, não vou aqui ocultar a emissora, pois acredito na importância da divulgação de trabalhos como este para a população. Já havia visto outros documentários sobre os planetas Júpiter, Marte e Saturno, mas foi o da Terra que mais me chamou a atenção, até por viver e conhecê-lo melhor. O documentário descreve como surgiu o planeta até os dias atuais e o porque da sua condição de permitir sobrevivermos nele.
Mas o que mais chamou a atenção foi a frase de encerramento, muito trivial mas com grande impacto:
Não é o planeta terra que precisa ser salvo, somos nós seres humanos é que temos que nos salvar, pois o planeta mesmo com todos os impactos se regenerará e em um milhão de anos estará pronto para continuar com diversas espécies, provavelmente diferentes do que temos hoje.
escrito por Victor Hugo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expor as suas idéias, pensamentos,críticas e sugestões, mas lembre-se que respeitar o próximo é fundamental para que possamos ter uma contribuição positiva na defesa do novo mundo. O espaço é democrático desde que não haja palavras ofensivas.
O editor