domingo, 29 de agosto de 2010

Queimadas no Brasil aumentaram 85% em 2010, informa Inpe - Denuncie!

 Queimadas no Brasil aumentaram 85% em 2010, informa Inpe


Os incêndios no Brasil aumentaram 85% entre 2009 e 2010, comparando o período entre 1º de janeiro e 12 de agosto, informa o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Em 2010, aconteceram neste período 25.999 focos de incêndio. Foram 14.019 em 2009.
Os Estados com mais queimadas foram Mato Grosso, com 6.693; Tocantins, com 4.210; Pará, com 2.526; e Bahia, com 2020. O Mato Grosso teve aumento neste ano de 91% nos incêndios.
Os dados são baseados no satélite de referência utilizado pelo instituto, o NOAA-15. Vários satélites estão à disposição do Inpe, mas este foi escolhido pelo órgão por critérios de precisão, estabilidade, sensor e possibilidade de continuidade.
O satélite americano também mede as ocorrências de incêndios em outros países sul-americanos.
Os campeões de queimadas depois do Brasil foram o Paraguai, com 3.592; a Bolívia, com 2.316; e a Argentina, com 1.216 focos de incêndio em 2010. Nestes três vizinhos, o maior aumento foi na Bolívia, com 53% sobre 2009

Em entrevista, o diretor do Ibama Luciano Evaristo
Ou os agricultores e pecuaristas interrompem imediatamente as queimadas, ou “eles vão fazer do Brasil um inferno”. Este é o apelo do diretor de Proteção Ambiental do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Luciano Evaristo.
Nos últimos meses, o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) vem registrando sucessivos recordes de incêndios florestais no Brasil. Só nesta segunda-feira, 23, havia 12.551 focos espalhados pelo país. Comparado ao mesmo período de 2009, as queimadas na Amazônia cresceram 276% este ano. E mais do que duplicaram em todo o território nacional.
Como diretor de Proteção Ambiental, Evaristo coordena as ações do PrevFogo, (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) responsável por prevenir e combater os incêndios florestais no Brasil:
- A fiscalização do Ibama está toda em campo, quem nós pegarmos tocando fogo será autuado, embargado e conduzido à delegacia de polícia para responder por crime ambiental.
O diretor do Ibama reconhece a dificuldade de identificar os culpados pelos incêndios, mas alerta: “O Ibama não quer saber, vamos autuar e vamos multar quem tiver fogo dentro da sua propriedade”.

Leia a entrevista:
Terra MagazineSó nesta segunda doze mil focos de incêndio foram registrados no país. O que explica esse alto número de queimadas?
Luciano Evaristo - Além do clima seco, todo mundo resolveu fazer queimada ao mesmo tempo. No Mato Grosso, nessa época, a queimada é proibida pela lei estadual. Mas está todo mundo queimando, com a situação atual de baixíssima umidade qualquer queimada controlada que se faça é arriscada, mesmo o aceiro (isolamento do fogo) não é suficiente, o fogo “pula”.
Pode colocar aí: pessoal do Mato Grosso, a fiscalização do Ibama está toda em campo, quem nós pegarmos tocando fogo será autuado, embargado e conduzido à delegacia de polícia para responder por crime ambiental.
É possível fiscalizar um país do tamanho do Brasil com o efetivo do Ibama?
Claro! Nós não fiscalizamos o desmatamento? É possível, o satélite diz pra você onde está o fogo, aí você vai lá em cima.
Mas desde o início de agosto as queimadas, os focos de incêndio vêm batendo recordes. O números não estão crescendo?
Houve um aumento, mas a gente vai combater com brigadas do Ibama e com a fiscalização autuando todo mundo. O Ibama estava fiscalizando o desmatamento no Brasil, essa era a prioridade. Agora nós estamos no combate ao fogo. As aeronaves estão indo para o combate ao fogo, todas as aeronaves do Ibama.
Por que o agricultor continua utilizando uma técnica tão rudimentar e perigosa em suas terras?
É a maximização de lucros, porque você tem gente grande, que tem poderio econômico, usando o fogo. E tem gente que usa porque não tem outro meio de fazê-lo. O cara que coloca o fogo está economizando horas de trator, é muito mais barato.
Temos que avisar o pessoal para parar de queimar nesta época, porque eles vão fazer do Brasil um inferno. Nós orientamos os agricultores a pararem de queimar totalmente, mas, se não tiver outro jeito, aguardem a situação climática melhorar, para que a queima controlada seja possível.
Quem atear fogo corre o risco de ser preso?
Pode ser detido imediatamente, levado à autoridade policial.
Como encontrar os culpados pelo fogo?
Em um ambiente como esse, ninguém gerou o fogo, são milhares de pobres coitados que receberam o fogo dos seus vizinhos, isso não é verdade. No Mato Grosso, toda vez que alguém põe fogo na própria terra, vai à delegacia e registra o Boletim de Ocorrência, dizendo que alguém pôs fogo, pra não levar a culpa. Mas o Ibama não quer saber: vamos autuar e vamos multar quem tiver fogo dentro da sua propriedade.
Terra

Por que? Somos os culpados? Como denunciar queimadas?


Temos que nos doutrinar a respeitar a natureza e saber que precisamos na totalidade de seus benefícios.  O planeta é forte mas não pode suportar tanta agressão provocada principalmente pelos seres humanos.   Somos inteligentes, mas ao mesmo tempo tão ignorantes que não conseguimos ver além de nossa própria visão, não vemos as perspectivas desastrosas e criminosas que causamos.  Muitas dessas queimadas são provocadas para se obter áreas para plantios e criação de gado.   Existem diversas maneiras para criar áreas produtivas sem devastar florestas deixando a natureza cada vez mais vulnerável e fragilizada.  Precisamos da natureza, precisamos do nosso Planeta Terra sadio, explendido e produtivo.  Precisamos respeitar o planeta, a natureza e todos os seres vivos que nele habitam, inclusive à nós mesmos.  Mas como sabemos, somos seres difíceis de controlar, intolerantes, ambiciosos, levianos, rudes e especuladores, mas sabemos que muitos de nós continuam lutando pela harmonia de nossas atitudes com o planeta, e quem sabe um dia, encontraremos o equilíbrio dessa convivência.
Somos os culpados? Sim, proporcionalmente somos.  Grande parte dos incêndios das matas e florestas são causadas por ação humana.   Além de ser crime perante a lei brasileira, é um crime moral contra nós mesmos, um crime contra a natureza, um crime contra o Planeta.

Como denunciar queimadas?
A prática de realizar queimadas no Brasil é considerada crime ambiental ,
A poluição gerada pelas queimadas são responsáveis por mais de 70% das emissões de gás carbônico do Brasil e atua como catalisadora no desenvolvimento de determinados problemas de saúde na população, como asma, bronquite e hipertensão.

As queimadas devem ser denunciadas para as autoridades públicas competentes, como os Bombeiros, o IBAMA e a Prefeitura.
As irregularidades podem ser denunciadas diretamente ao Ibama por meio de ligação gratuita denominada Linha Verde (0800 61-8080). Todas as informações são sigilosas. Mesmo assim, se preferir, o denunciante poderá fazer uma denúncia anônima.
por Victor Hugo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expor as suas idéias, pensamentos,críticas e sugestões, mas lembre-se que respeitar o próximo é fundamental para que possamos ter uma contribuição positiva na defesa do novo mundo. O espaço é democrático desde que não haja palavras ofensivas.
O editor