sexta-feira, 23 de abril de 2010

A POLÍTICA AMBIENTAL E O FUTURO DO PLANETA

Política Ambiental e o Futuro do Planeta...
Muitas das vezes fico me perguntando qual será o futuro político ambiental no planeta, ou melhor dizendo, quando será que as nações vão começar a pensar em ter um real compromisso com o planeta e replanejar uma nova e verdadeira política ambiental?
Sabemos que é muito difícil admitir a possibilidade de grande mudança no pensamento político e financeiro do mundo atual, que na realidade somente visa uma perspectiva economica, ou posição de status em ambito global.
A história do mundo e das suas nações é peculiarmente interessante, quando entendemos que desde que o mundo existe, criou-se uma vontade de que povos afirmem serem melhores, mais poderosos, mais ricos e mais inteligentes que outros povos. Daí surgiram as dependências de vários outros povos por apenas um povo controlador. Mas, tudo tem prazo de validade, e esses povos dominadores foram perdendo força, seja por interferência de outros povos, na perda do poder e falência do estado. O que marcou e destruiu muitas dessas civilizações que se achavam poderosas, foi a atuação coerente e sábia da natureza. Muitos dos antigos povos dominadores foram destruidos ou diminuidos por guerras, falta de recursos, doenças e principalmente por catástrofes naturais. Mesmo com isso tudo os homens não aprenderam nada e continuam buscando o poder, a força, a desigualdade, a guerra, a discriminação, o preconceito para no final de tudo ser derrotado e derrubado no solo de quem realmente manda nisso tudo...o Planeta.
Roma, Egito, Portugal, Espanha, Inglaterra, Grécia, EUA, URSS (atual Rússia), entre outros países que dominaram, alguns ainda dominam as trajetórias do homem na terra, foram derrubados por sua própria força ou por interferência da natueza. Hoje, vemos um dos últimos que vem sofrendo a cada dia com essa derrubada, e que vem paulatinamente enfraquecendo o seu poder. Os Estados Unidos da América, vem sofrendo diversos 'golpes' no mercado financeiro e sendo enfraquecido por diversas guerras em que participou como a do Vietnã e do Iraque, além dos atentados sofridos constantemente, principalmente o do dia 11 de setembro de 2001, nas torres gêmeas, por terroristas de Osama Bin Laden.
A briga é por dinheiro, petróleo, religiosa, poder ou postura política mundial? A idéia seria ser melhor que o outro, mais poderoso, importante e influente internacionalmente? Qual a diferença? Onde está a postura humana nisso tudo? Onde está o respeito com o próximo? Como acreditar que povos que se afirmam religiosos, em nome de Deus possam matar ou destruir outros povos, sem qualquer compaixão? Será isso mesmo? Será que vivemos numa incerteza da continuidade humana no planeta?
Com todos esses pensamentos reunidos chegamos a conclusão que os humanos são meios loucos e inconsequentes! São aloprados, interesseiros e egoístas! Mas, sabemos que temos ainda muitos bons representantes de respeito e dignidade na Terra. As gerações que estão chegando e poderão analisar e talvez iniciar uma grande e importante mudança na política ambiental no planeta e transformar em harmonia a convivência dos humanos nesse nosso mundo.
Ainda temos uma sensação que os humanos não deixaram de ser e ter um pensamento muito primário a respeito da convivência humana e respectivamente com o planeta. A realidade é triste, e o respeito somente surge e começa a ter efeito quando a natureza responde agressivamente contra nossos atos inconsequentes. Temos que lapidar a nossa forma de vida, para assim poder abrilhantar uma vida melhor para todos que vivem neste planeta maravilhoso que se chama Terra.
por Victor Hugo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expor as suas idéias, pensamentos,críticas e sugestões, mas lembre-se que respeitar o próximo é fundamental para que possamos ter uma contribuição positiva na defesa do novo mundo. O espaço é democrático desde que não haja palavras ofensivas.
O editor