quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

CICLOVIAS E BICICLETAS - PARTE 1 - PARIS, A CIDADE LUZ

Neste mês vou apresentar matérias de ciclovias e utilização de bicicletas em cidades pelo mundo, para provar que é possível a implantação do uso viário pelas bikes. O principal desinteresse dos governos pelas ciclovias trata-se da diminuição de arrecadação de impostos e acordos com empresas ligadas aos veículos automotores. Na verdade os impostos recebidos acabam não trazendo benefícios para a cidade, pois o aumento considerável da poluição sonora e do ar, consumo de combustível, acidentes com os veículos, problemas de saúde da população, construção de mais e mais viadutos e elevados, acabam escoando as verbas públicas para o ralo.
A implantação das ciclovias e o incentivo do uso das bicicletas como meio de transporte e lazer poderão trazer melhores condições para as cidades e um grande aumento na qualidade de vida do cidadão. Não quero dizer que os veiculos automotores não são importantes, pois também tenho um automóvel, mas o modo que nós somos doutrinados a concebê-lo é que está errado. Os veículos automotores são necessários para qualquer cidade desenvolvida, mas com uma utilização coerente e necessária. O automóvel passou a ser símbolo de status e poder, perdendo o principal valor de sua real utilidade.
Acredito que cidades bem planejadas podem transformar o convívio humano com os veículos automotores, as bicicletas e derivados em condições viáveis e duradouras. Os governos e seus governantes tem que parar com a mania de impor obstáculos e começar uma nova perspectiva de soluções urbanas, que para muitos ainda é visionária, mas está muito mais real do que imaginamos.
O primeiro passo seria de atualizar o espaço urbano para uso das bicicletas; sinalização correta para veiculos, bikes e pedestres; postos de apoio ao ciclista com vestiários, banheiros e local para guarda das bikes; campanhas de governos e ongs com o incentivo do uso das bikes; incentivo fiscal pela utilização das bikes e muitas outras formas que poderão ser implantadas.
Em todo tempo o mundo muda, a vida se transforma, os trabalhos ganham novas realidades, algumas funções deixam até de existir. A informatização vem sacrificando muitas realidades com a substituição de mão de obra por máquinas ou equipamentos, mas o mundo está se adaptando. Então não é tão difícil pensar em adaptações humanas.
por Victor Hugo
Veja uma das matérias tratando de ciclovias e bicicletas na cidade luz, Paris.

Um dia perfeito em Paris, entre museus, parques, crepes e... bikes

Capital francesa e seu bem-sucedido sistema público de bicicletas bem que tentam assumir o cobiçado posto de 'a melhor cidade' para pedaladas, mas a disputa vai ser decidida nos detalhes

Por Carla Miranda para O Estado de S.Paulo, publicado em 08/07/2008 no sítio Estadão.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expor as suas idéias, pensamentos,críticas e sugestões, mas lembre-se que respeitar o próximo é fundamental para que possamos ter uma contribuição positiva na defesa do novo mundo. O espaço é democrático desde que não haja palavras ofensivas.
O editor