quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Em Santa Catarina 19 pessoas seguem desaparecidas

FLORIANÓPOLIS - Apesar das incessantes buscas em Santa Catarina, 19 pessoas ainda seguem desaparecidas após as enchentes, segundo a Defesa Civil. O número de mortos chegou a 97 e o Estado segue em alerta para o risco de deslizamentos, alagamentos e novas enchentes.
Você tem mais informações? Envie seu relato
Veja a previsão do tempo para a sua cidade
Saiba a situação das rodovias em Santa Catarina
Veja fotos das enchentes
O presidente Lula sobrevoou o rio Itajaí-Açu, que atravessa as regiões mais afetadas de Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil, o rio atingiu a marca de 4,9 metros às 4h desta quarta-feira.
Segundo o último levantamento da Defesa Civil, em Santa Catarina, 27.404 pessoas estão desabrigadas e os desalojados chegam a 51.252, totalizando 78.656 afetados diretamente. Os desabrigados são pessoas que tiveram que sair de suas casas e precisam da ajuda. Já os desalojados são pessoas que foram obrigadas a sair de suas casas por conta dos danos das chuvas, mas que não precisam de ajuda do Estado pois podem ir para casas de parentes ou amigos.
"Estamos de luto, o Estado está de luto, a situação é muito complicada", disse o gerente de Operações da Defesa Civil de Santa Catarina, major Emerson Neri. "Nosso povo não está nada bem. Tem sido um trabalho árduo".
Nove municípios catarinenses declararam estado de calamidade pública. Outras quatro cidades - Rio dos Cedros, Garuva, Itapoa e Benedito Novo - estão isoladas, com diversas estradas bloqueadas por enchentes e queda de barrancos. O total de habitantes ilhados nesses municípios chega a 63.965.Tempo
O sol pode aparecer fraco nesta quinta-feira na Grande Florianópolis e no litoral de Santa Catarina, segundo previsão do Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia (Ciram) do Estado.
No decorrer do dia, há condição de aberturas de sol e o calor deve formar nuvens de trovoadas que provocam pancadas de chuva em curto espaço de tempo, principalmente na tarde. O solo muito encharcado pode sofrer novos deslizamentos nas áreas já afetadas. A partir de amanhã ocorrem períodos mais prolongados de sol. Segundo o Ciram, o nível dos rios da bacia do Itajaí-Açu estão diminuindo gradativamente.
Recomendações
Em seu site, a Defesa Civil recomenda que, no caso de alagamentos, a população evite o contato com as águas que podem estar contaminadas e causar doenças. Outro conselho é não dirigir em lugares alagados.
Moradores de áreas vulneráveis a deslizamentos devem ficar atentos para o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e inclinações de troncos de árvores ou postes.
A comunidade pode acionar a Defesa Civil através do telefone 199. Veja outras recomendações para os moradores.
(*Com informações das agências Estado e Reuters)
Leia também:
Internauta afirma que, em Blumenau, "cenário é de terror"
Em Itajaí-SC, população tenta invadir Corpo de Bombeiros
Ladrões rondam de barco para furtar casas vazias de SC
Lula sobrevoa regiões atingidas pelas chuvas em Santa Catarina
SC recebe doação de água, remédios e colchões; veja como ajudar
Porto de Itajaí deixa de movimentar US$201 mi
MP prevê R$ 1,6 bi para vítimas de enchentes
Helicópteros já retiraram mais mil pessoas de áreas afetadas
Coincidência de fatores gerou chuvas em Santa Catarina
Tragédia exime consumidor de pagar por viagem, diz Procon
Lojas e casas são saqueadas em cidades alagadas
Fonte: IG - Brasil - Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expor as suas idéias, pensamentos,críticas e sugestões, mas lembre-se que respeitar o próximo é fundamental para que possamos ter uma contribuição positiva na defesa do novo mundo. O espaço é democrático desde que não haja palavras ofensivas.
O editor