quinta-feira, 3 de abril de 2008

Beber muita água não traria benefícios???

Alimentação
Beber muita água não traria benefícios
03 de Abril de 2008

Dois médicos americanos se debruçaram sobre o conceito relativamente difundido de que ingerir grandes volumes de água traz benefícios à saúde. A conclusão do estudo, publicada no Journal of the American Society of Nephrology, é resumida em uma declaração de um dos especialistas: “Não há ciência por trás dessa tese, que portanto, não devem passar de folclore”, disse, à agência de notícias Reuters, Stanley Goldfarb, que trabalhou no estudo com o colega Dan Negoianu, ambos da Universidade de Pensilvânia.

Na pesquisa, a dupla examinou uma extensa bibliografia científica sobre o assunto e levantou os quatro principais “mitos”, supostos benefícios da ingestão de grandes volumes de água. Seriam eles: a eliminação de toxinas presente no corpo, a tonificação da pele, emagrecimento e o combate à dor de cabeça. Essas seriam as vantagens para aqueles que bebem ao menos 8 copos de 225 ml de água ao dia – totalizando 1,8 litros.

Segundo os médicos, não há sustentação científica em nenhum dos quatro casos. Primeiro: a eliminação de toxinas. “Os rins filtram as toxinas muito bem. E eles fazem essa atividade independente de quanto água seja ingerida. Quando você toma muita água, tudo o que você faz é eliminar mais urina, mas não mais toxinas”, disse Goldfarb.

A suposta hidratação da pele e o alívio das dores de cabeça seguem o mesmo caminho. Segundo os médicos, também não foram encontradas evidências de que ingerir muito água atue nesses coisa casos. A exceção seriam situações específicas, que não deveriam ser generalizadas, como pessoas que vivem em locais de clima seco, atletas e portadores de alguns tipos de doenças. O mesmo vale para o uso da água como moderador de apitete – e, portanto, como ferramente de dieta. “Há incerteza nessa área”.

Os resultados do estudo, segundo os médicos, podem não incentivar, mas também não devem inibir ninguém a ingerir água em grandes volumes . “Se é algo que a pessoa realmente gosta de fazer, acho ótimo, continue fazendo. Ela não fará algo que a prejudique”, disse Goldfarb. “Uma leve desidratação para a maioria das pessoas não traz problemas, assim como um pequeno excesso de água não fará. São os extremos que devemos evitar”.

Fonte: Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expor as suas idéias, pensamentos,críticas e sugestões, mas lembre-se que respeitar o próximo é fundamental para que possamos ter uma contribuição positiva na defesa do novo mundo. O espaço é democrático desde que não haja palavras ofensivas.
O editor